As ações foram realizadas na sede do órgão e seus anexos
Foto: Reprodução/Alece
Cerca de cinco mil intervenções em infraestrutura e instalações foram realizadas nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) durante o ano de 2025. Segundo o diretor do Departamento de Administração da Casa, Manuel Jucá, o foco foi na melhoria das condições de segurança e acessibilidade para servidores e visitantes.
De acordo com o diretor, uma das ações de maior impacto foi a instalação de portas corta-fogo no Edifício Senador César Cals (anexo I da Casa). “Nesse anexo nós não tínhamos uma rota de fuga para casos de incêndio. Foi uma obra grande, mas agora todos os andares têm uma porta corta-fogo, uma rota de fuga para as eventualidades de incidentes”.
Manuel também destacou a revitalização do chamado Espaço Zélia Mota, que fica no hall de entrada do Palácio Deputado Adauto Bezerra, sede da Alece. “Agora temos ali um espaço de exposição, sendo revitalizado com pintura e instalação elétrica”, ressalta.
Já no anexo II da Alece, o Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, ele cita a intervenção na calçada lateral do prédio como uma das mais significativas. “Nós retiramos o gradil e ampliamos o espaço de passagem para os pedestres, criando um acesso bem bacana. Foi uma intervenção simples, no que se refere ao custo, mas muito benéfica para o público que transita por ali”, pontua.
Outras obras realizadas no anexo II contemplaram, de acordo com Manuel Jucá, a instalação, na saída do estacionamento, de uma nova guarita para os policiais; a mudança dos balcões de atendimento na entrada para um local mais próximo dos elevadores; além do isolamento completo do prédio.
O diretor ainda menciona intervenções pontuais realizadas no Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III da Alece). “Criamos uma sala de atendimento na Assistência Social, possibilitando uma recepção mais climatizada e isolada, além de termos feito algumas ações de segurança na sala do Procon Alece”, salienta.
Manuel relata que há uma preocupação constante do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), e da Mesa Diretora em investir em ações que tornem o Parlamento estadual cada vez mais seguro e acessível para todos que o frequentam. “Temos um novo sistema de acesso às dependências da Casa, por meio da biometria facial, que proporciona uma maior segurança para todos, servidores e visitantes. Além disso, a acessibilidade também é uma questão central, e temos catracas com espaços para pessoas com algum tipo de deficiência. E até as intervenções relacionadas a questões elétrica e hidráulica, por exemplo, impactam também na segurança dos usuários da Casa”, complementa.
Romeu anunciou, durante a sessão plenária do dia 26 de novembro, que o Palácio Deputado Adauto Bezerra (edifício-sede do Parlamento) passará por mais uma reforma estrutural e requalificação dos espaços, além de construção de novos equipamentos na área externa.
De acordo com o presidente, o objetivo é alinhar a estrutura da Casa às normas de prevenção orientadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, recuperar as linhas arquitetônicas do prédio e abrir os espaços externos à população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário