A jornalista Elizabeth Rebouças, do jornal OEstadoCe foi ao campo ouvir estrelas. Cearenses vão escolher dois senadores da república em outubro para representarem O Estado do Ceará por oito anos. Ela ouviu um dos primeiros pretendentes a um dos postos, o hoje deputado federal e lidere do Governo Lula, José Guimarães. Seu relato.
Guimarães sonha e articula para ocupar vaga no Senado
Pré-candidatura tem apoio de 72 prefeituras cearenses. Sexta-feira, Cirilo Pimenta, em Quixeramobim se declara cabo eleitoral e Felipe Pinheiro, sábado, em Itapipoca.
Por Elizabeth Rebouças
Se não for o escolhido para disputar uma das duas vagas em vacância para o Senado, pelo Ceará, não é por falta de vontade e de articulação do atual líder do governo Lula, o deputado federal cearense petista, José Nobre Guimarães. Aos 74 anos, se diz com coragem para a luta, servir e ter compromisso com o Ceará. Em ligação telefônica nos confirmou que tem o apoio declarado de 72 prefeitos cearenses. Amanhã, estará em Quixeramobim, sua terra natal, e no sábado, em Itapipoca.
Guimarães tem mais de 18 anos de mandato contínuo no legislativo federal, portanto cumprindo o 6º período consecutivo, fora o tempo de duas legislaturas como deputado estadual que ocorreu em 2000: “São 26 anos de muita história, legado e compromisso com o povo cearense” destacou o parlamentar. Entre as bandeiras defendidas estão ônibus gratuito a partir de Fortaleza, o fim da jornada 6×1, além do fortalecimento da educação, da saúde e dos programas sociais.
Ele filiou-se ao PT em 1985, participando ativamente da campanha das Diretas Já. Presidiu o PT cearense de 1991 a 2000. O parlamentar agora externa o sonho em galgar um novo voo. Quer sair da Câmara para viver os próximos oito anos no senado e promete se eleito, um mandato revolucionário. Guimarães falou que está trabalhando para unir todas as lideranças em volta da reeleição do presidente Lula e do governador Elmano de Freitas (PT).
O Deputado nos repetiu o que tem afirmado ultimamente nos encontros que é um homem de partido, que nunca mudou: “Sou correto, ficha limpa, tenho vida simples no meu Quixeramobim, em Fortaleza e em Brasília, e muito serviço prestado ao Ceará. Acho que mereço essa oportunidade de chegar ao Senado. Quero ser a renovação e sei que posso representar essa unidade.”
Ele frequentemente destaca o orgulho de ser Quixeramobiense e mantém vínculos com o município tanto que na próxima sexta-feira, 23, estará em sua cidade, ao lado prefeito Cirilo Pimenta, (PSB), para lançar a sua pré-candidatura na região do sertão central, onde, diga-se de passagem, foi bem votado nas últimas legislaturas. “Quixeramobim votará em Guimarães para o Senado e serei seu cabo eleitoral número um”, anunciou Cirilo
Quixeramobim e Itapipoca
O Encontro será às 18h, na Praça da Juventude de Quixeramobim, e será discutido o tema com a população sobre o desenvolvimento regional do sertão central. O convite postado no Instagram de Cirilo e no de Guimarães é para “um diálogo fundamental sobre o desenvolvimento regional da nossa terra. Estaremos com o Líder do Governo Lula, José Guimarães, discutindo avanços, projetos e o futuro da nossa região. A parceria entre o Governo Federal e o Ceará segue rendendo frutos, e sua participação é essencial para construirmos juntos novos caminhos para Quixeramobim e cidades vizinhas”.
Guimarães disse que vai aproveitar, e passar em Senador Pompeu, que dista 54km de Quixeramobim, para participar de encontro com o sindicato, sendo recepcionado por Luizinho do Inharé, cujo nome completo é Luiz Flávio Mendes de Carvalho, uma figura política de Senador Pompeu.
No sábado, 24, estará em Itapipoca, para participar do Encontro Regional do PT, juntando as lideranças do vale do Curu e litoral Oeste. Está programado para acontecer às 9h, no CSI, do Centro, que fica na avenida Anastácio Braga, 523.
Então além do prefeito Felipe Pinheiro, PT de Itapipoca, confirmaram presença de apoio a pré-candidatura ao Senado de Guimarães, Branco do Angelim, que é prefeito reeleito de Uruburetama, no Ceará, e Flávio Filho (Flávio Cesar Bruno Teixeira Filho) (PT) prefeito de Amontada e lideranças do PT da região.
Interessados nas vagas do senado
Esse ano, o Senado renova 2/3 das suas cadeiras, elegendo dois parlamentares por estado. Os candidatos interessados na vaga estão travando uma verdadeira corrida ou melhor batalha. Guimarães se articula para todo lado na tentativa de vencer essa queda de braço. Há quem diga que uma vaga será a indicação de Cid Gomes, no caso Júnior Mano, o candidato declarado do senador sobralense. A disputa seria para a indicação da segunda vaga na chapa coligada do PT. Assim, estão no páreo, o ex-presidente do Congresso deputado Eunício Oliveira (MDB) e o que está se chegando deputado Moses Rodrigues, do União Brasil.
Pela outra chapa a ser formada, que vem sendo trabalhada pelo tucano Ciro Gomes, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (União) aparece como possível candidato, além do deputado estadual Alcides Fernandes (PL), do presidente do Republicanos no estado, Chiquinho Feitosa, a ex-deputada federal Priscila Costa (PL) e o ex-candidato ao governo do estado General Teophilo (Novo).
Nota: O Estado pretende conversar com todos os pré-candidatos ao senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário