Contato

Cinturão do jeans

 

Projeto inicia nova fase para fortalecer o Cinturão do Jeans no Ceará
Novas ações do projeto Moda Avante começaram a ser executadas, marcando o início da primeira etapa do plano de trabalho de um novo convênio firmado entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), com a participação dos sindicatos industriais da moda, Sindroupas e Sindconfecções. A iniciativa visa tracionar as empresas participantes, ampliando o acesso a mercados, e a expansão da base de atuação dos empreendimentos.
O plano de trabalho prevê a inserção das empresas em feiras e eventos setoriais, rodadas de negócios, desfiles e missões empresariais. A estratégia busca fortalecer a imagem do Ceará como polo de moda autoral, inovadora e de alto valor agregado, ao mesmo tempo em que promove a interiorização de políticas de desenvolvimento econômico.

Essa fase inicial corresponde à etapa associativa do Moda Avante – Vertical Tração, que tem como objetivo a formação e o fortalecimento de coletivos empresariais. A proposta é estimular a articulação entre empresas, instituições e lideranças locais, criando bases sólidas de cooperação capazes de estruturar o chamado aglomerado produtivo do Cinturão do Jeans, uma das principais vocações industriais do interior cearense.
As primeiras reuniões ocorreram nos municípios de Ocara e Aracoiaba e reuniram empresários do setor de confecção, representantes do poder público municipal e integrantes das instituições executoras do projeto. Participaram dos encontros o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ocara, Nazzareno Amaro Bezerra, o especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, o gerente da unidade do SENAI Ceará na Parangaba, Enzo Risi, a curadora técnica do Moda Avante, Sara Ruth, além do consultor de associativismo Levi Varela.
Em Ocara, os encaminhamentos priorizaram o fortalecimento das ações de qualificação da mão de obra local. Já em Aracoiaba, as discussões avançaram no sentido de aprofundar a construção de uma central de negócios para os confeccionistas. Com vigência até novembro de 2026, o convênio entre o IEL Ceará e a Adece prevê a execução de sete etapas integradas. O investimento total previsto é de R$ 1,76 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário