Contato

Coluna do Macário Batista para 09 de janeiro de 2026

Sudene aprova 102 pleitos de incentivos fiscais e reforça apoio à competitividade regional

A Sudene aprovou, em reunião da diretoria colegiada ocorrida nesta terça-feira (30), 102 pleitos de incentivos fiscais apresentados por empresas instaladas na área de atuação da Autarquia. As aprovações abrangem projetos de implantação de novos empreendimentos, modernização de unidades produtivas e diversificação de linhas de produção, com registro de manutenção de 31.558 empregos, dos quais 14.404 referem-se a novos postos de trabalho. Os pleitos estão distribuídos pela Bahia, com 30 aprovações; Ceará, com 15; Espírito Santo, com 9; Maranhão, com 6; Minas Gerais, com 5; Paraíba, com 9; Pernambuco, com 14; Piauí, com 3; Rio Grande do Norte, com 10; e Sergipe, com 1. Do total, 64 referem-se à implantação de novos empreendimentos, 28 à modernização, 3 à diversificação e 6 a projetos de reinvestimento. Os investimentos informados pelas empresas nos projetos em questão somam R$ 7,4 bilhões, montante aplicado anteriormente à concessão dos incentivos fiscais. O diretor de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire, destacou a diversidade de empresas atendidas e ressaltou que os incentivos fiscais são essenciais para manter a competitividade regional, ao fortalecer diferentes cadeias produtivas. Segundo ele, a política também amplia a interiorização do desenvolvimento, alcançando cidades que nunca haviam contado com o apoio da Autarquia. O superintendente Francisco Alexandre ratificou as observações e reforçou o papel dos incentivos como instrumento de estímulo ao crescimento econômico com maior equilíbrio territorial. Todos os pleitos foram analisados pelos setores técnicos competentes, com verificação documental e vistoria presencial, avaliados pela Diretoria de Fundos e Incentivos e, posteriormente, submetidos à deliberação da diretoria colegiada, em conformidade com os critérios institucionais. A direção da Sudene também adiantou que, ao longo de 2025, a instituição aprovou 671 pleitos de incentivos fiscais, superando o indicador de 613 registrado no ano anterior. Um balanço detalhado desse resultado será divulgado posteriormente.

A frase: "Trump ainda não ofereceu  uma explicação coerente para suas ações na Venezuela". De editorial do NYT. 

Empregos no textil (Nota da foto)
Medida preserva empregos e amplia a interiorização do desenvolvimento.
Empresas do setor têxtil incentivadas nesta oportunidade empregam 2571 trabalhadores. Foto ilustrativa: Joasouza (Depositphotos.com).

Os movimentos
Ivo Gomes diz em Sobral que foi comunicado de que é carta fora do baralho. Não deixou claro que fez o anúncio, se a familia FG, se o partido ao qual está filiado.

Quadro perdido
Ivo Gomes , apesar das criticas, teria feito uma boa gestão como prefeito de Sobral. Ivo, qualificado sob o ponto de vista cultural e vindo de Harvard, Ivo que já foi deputado estadual estaria pronto pra ser candidato a federal.

Ainda na família...
Ciro Gomes, hoje na presidência do PSDB do Ceará, continua junto e misturado  na tucanagem, ao lado do Belos Olhos, de quem recebeu a missão de unificar ou rejuntar o que sobrou dos bloco dos bicudos. Será candidato?

No poder
Dona Patrícia Aguiar, a eficiente Prefeita de Tauá, teve seu nome anunciado por áulicos do império Aguiar, como pré-candidata a vice na chapa de tentativa de reeleição do Governador Elmano. A filha já é vice na capital.

Posse no TCE
Os conselheiros Rholden Queiroz (presidente), Valdomiro Távora (vice), Edilberto Pontes (corregedor) e Patrícia Saboya (ouvidora) foram empossados para um novo mandato de dois anos, na Tribunal de Contas do Ceará. 

Presenças
Além dos quatro dirigentes, participaram da Sessão Extraordinária os conselheiros Ernesto Saboia e Onélia Leite e o procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao TCE Ceará, Aécio Vasconcelos. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário