Contato

Março de eleições no Ceará

 

onteúdo partilhado com: Público

Choró, Senador Sá e Potiretama terão novas eleições em 1º de março
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) definiu, nesta segunda-feira (12), em reunião extraordinária, 1º de março como a data para a realização de eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito nos municípios de Choró, Senador Sá e Potiretama. As convenções partidárias devem ser realizadas entre 23 e 25 de janeiro.
Em Choró, o novo pleito foi convocado após a cassação dos mandatos do prefeito Bebeto Queiroz (PSB) e do vice Bruno Jucá (PRD), condenados por compra de votos. Bebeto também é considerado foragido da Justiça desde 5 de dezembro de 2024, circunstância que pesou para a definição da eleição suplementar.
Já em Potiretama, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve, por unanimidade, a cassação da chapa do prefeito Luan Dantas (PP) e da vice-prefeita Solange Campelo (PT), após rejeitar embargos apresentados pela defesa. A decisão teve como base abuso de poder político, com uso indevido dos meios de comunicação e propaganda institucional em período vedado durante as eleições de 2024.
Em Senador Sá, a Corte Eleitoral também confirmou a cassação dos mandatos do prefeito Bel Júnior (PP) e da vice-prefeita Maria Veriani (PP), por abuso de poder político e econômico no evento de campanha conhecido como “Cavalgada do Bel”. Com isso, o novo pleito no município deve ser incluído no calendário do TRE-CE para 2026.
Interinos
Em Choró, a prefeitura está comandada pelo prefeito interino Paulo George (PSB), presidente da Câmara Municipal. Ele foi empossado em 1º de janeiro de 2025, já que Bebeto Queiroz sequer chegou a assumir o cargo.
Em Senador Sá, a Prefeitura ficou com o presidente da Câmara, Batista da Limpeza (PP). Ele é aliado do prefeito cassado, Bel Júnior, sendo eleito com o seu apoio. Ele assumiu em 1º de janeiro de 2026 e agradeceu à liderança de Bel Júnior.
O presidente da Câmara de Potiretama, Cleverlandio Pereira (PP), está comandando a cidade desde o início de novembro de 2025. Na posse, ele disse estar comprometido em continuar o projeto do prefeito cassado Luan Dantas.
Vereadores ameaçados
Ainda em Potiretama, seis vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal, Robertinho (PP), recorreram à Delegacia da Polícia Civil de Alto Santo, para denunciar ameaças que teriam recebido de um empresário local. O homem seria ligado a uma empresa que presta serviço à Prefeitura de Potiretama. A denúncia está sendo investigada pela Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário