Contato

Lula está na India, caçando ganho

 

Com pauta econômica e buscando mercados, Lula chega à Índia com empresários brasileiros
Ao todo, 10 ministros e grupo empresarial viajam com presidente, que participa nesta quinta-feira (19) de cúpula global sobre IA
Presidente tem agenda em evento sobre IA nesta quinta (19) / Foto: Ricardo Stuckert / PR
Com uma pauta que deve envolver a discussão sobre terras raras e Inteligência Artificial (IA), o presidente Lula (PT) chegou na manhã desta quarta-feira (18) à Índia para agenda econômica e diplomática com o país, que assumiu este ano a diretoria dos Brics. O presidente e a primeira-dama, Janja, desembarcaram no Aeroporto Internacional Indira Gandhi.
Ao todo, 10 ministros e um grupo empresarial viajam com Lula, que participa nesta quinta-feira (19) de cúpula global sobre IA, também em Nova Délhi. A expectativa é de que o presidente defenda uma regulamentação eficiente para conter a desinformação por IA. O uso do mecanismo vem sendo alvo de ressalvas do governo e de supremas cortes brasileiras, sobretudo pelo ano eleitoral.
Em comunicado oficial, o porta-voz do ministério indiano das Relações Exteriores, Randhir Jaiswal, disse que “Índia e Brasil mantêm uma relação estreita e multifacetada”. O país asiático soma 1,4 bilhão de habitantes, o mais populoso do planeta, e ruma caminho para se tornar a quarta maior economia mundial.
Desde o ano passado, Lula realiza agendas diplomáticas com chefes de Estado, na busca por novos mercados. A ofensiva se deu na esteira do aumento das taxações norte-americanas ao Brasil, realizado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ao final de 2025, Lula e Trump passaram a trocar acenos de pacificação entre ambas as nações.

Lula e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, se reunirão no sábado (21). “Namaste, India! Cheguei para mais uma visita com uma agenda importante: estreitar laços, aprofundar parcerias e discutir o futuro da inteligência artificial no mundo. Seguimos trabalhando para construir mais cooperação, inovação e oportunidades entre nossos países”, publicou Lula em suas redes sociais. Até seu retorno, o presidente em exercício é Geraldo Alckmin (PSB), seu vice.
(De Agências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário