Adísia Sá - Jornalista
Da página de opinião do jornal O Estado
Ainda o mensalão
A entrevista do Roberto Monteiro à TV OPOVO caiu como uma bomba no seio da Polícia Civil. O que de grave disse o secretário? “Temos policiais civis muito, mas muito mal preparados”... “Os nossos delegados, quase que na totalidade, não apresentam à Justiça um produto de boa qualidade”, Essas palavras desagradaram os delegados que, em nota oficial, contestam e lamentam a entrevista do secretário.
O superintendente da Polícia Civil, delegado Luiz Carlos Dantas, por sua vez, em declaração a este jornal, disse que a instituição é formada por profissionais competentes e dedicados. “É claro que em todo serviço público municipal, estadual ou federal, há pessoas que não atingem o perfil desejado.”
Comparando e analisando as duas falas, não encontro contradição entre si, pelo contrário, reconheço que ambas bateram na mesma tecla. E acredito ser essa a opinião da população cearense em relação à sua Polícia Civil.
Onde estão a gravidade, a injúria, a ofensa, a “mentira” do secretário Roberto Monteiro? Não há em suas palavras acusações universais – “temos policiais civis muito, mas muito mal preparados”. Onde estão a gravidade, a injúria, a ofensa, a “mentira” do superintendente da Polícia Civil, delegado Luiz Carlos Dantas : “ é claro que em todo serviço público municipal, estadual ou federal, há pessoas que não atingem o perfil desejado.”
Quem, de sã consciência e responsavelmente, dirá que todos os nossos delegados de Polícia atingem o perfil desejado, ou seja, competência, preparo , dedicação, desprendimento, responsabilidade? Sei que chegam à Justiça cearense inquéritos, processos incompletos, mal redigidos, tecnicamente falhos, deixando, por isto mesmo, marginais de alta periculosidade soltos , impunes. Daí, com certeza, a presença desses indivíduos repetindo os mesmos crimes. Quem nunca leu na Imprensa ou não viu pela Televisão a folha quilométrica de marginais soltos, impunes? Quem não os trancafiou ... quem falhou no inquérito encaminhado à Justiça?
Acredito que a fala do secretário não tenha sido a primeira vez proclamada, pelo contrairo, creio que esse sentimento, esse diagnóstico tenham sido expostos a todos os que compõem, não apenas os quadros da Polícia Civil, como os altos escalões de Governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário