Ação do Festival do Minuto em Juazeiro do Norte é prorrogada

Vídeos relativos à Procissão do Padre Cícero podem ser inscritos até 10 de dezembro, no www.festivaldominuto.com.br
O Festival do Minuto (www.festivaldominuto.com.br) realizou uma ação em 2 de novembro, em Juazeiro do Norte (CE), tendo a Procissão de Padre Cícero como tema para a criação dos vídeo-minutos. As inscrições foram prorrogadas e os trabalhos podem ser submetidos até 10 de dezembro. Os vídeos devem ser enviados para o site do Festival, que apresentará os ganhadores ao final do concurso.
Serão 3 prêmios de R$ 1.000,00 cada, sendo um deles destinado a quem foi à romaria no dia 2 de novembro. A ação é patrocinada pelo Banco do Nordeste (BNB).
O Padre Cícero é até hoje considerado o Cearense do Século. Durante uma missa celebrada por ele em 1889, em Juazeiro, ocorreu o primeiro de uma série de milagres que o tornaram lendário: uma hóstia ministrada pelo sacerdote a uma beata transformou-se em sangue na boca da religiosa. Tal fenômeno se repetiu diversas vezes durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia de que acontecera um milagre.
A partir daí, o mito do Padre Cícero passou a ter fortíssima influência social e religiosa em todo o estado, e Juazeiro tornou-se uma cidade santuário e um dos maiores centros de romarias e religiosidade popular do Brasil. É lá que está sepultado o famoso Padim Ciço, maior benfeitor da cidade e santo popular.
Sobre o Festival do Minuto
O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991. É, hoje, o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Desde 2007, o Festival do Minuto brasileiro tornou-se permanente e online: passou a receber e exibir vídeos diretamente pela Internet, no www.festivaldominuto.com.br
Quem faz o Festival do Minuto
Marcelo Masagão: Criador e curador, é cineasta, tendo realizado, entre outros, os filmes Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (1999), 1,99 – Um Supermercado que Vende Palavras (2004) e Otávio e as Letras (2007).
Gustavo Steinberg: Diretor e produtor executivo. Mestre em Ciências Políticas (PUC-SP) e em Comunicação (London School of Economics), é autor de dois livros e produziu cinco filmes longa-metragem. Sua estréia na direção de longas aconteceu em 2008, com Fim da Linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário