IRAGUASSÚ ELOGIA ESTRUTURA
DO CARNAVAL DE FORTALEZA
O vereador Iraguassú Teixeira (PDT) elogiou, hoje, 18, na tribuna da Câmara Municipal, o Carnaval de Rua de Fortaleza. O sucesso, enfatizou ele, deve-se à estrutura garantida pela organização. “Acompanhei de perto a estrutura que foi montada na Avenida Domingos Olímpio, o que garantiu a segurança daqueles que foram prestigiar o Carnaval”, constatou.
Para um êxito ainda maior do Carnaval de 2011, Iraguassú fez apelo para que a Prefeitura de Fortaleza faça o edital ainda este ano. Isto daria oportunidade, segundo ele, para que em janeiro os recursos fossem liberados, dando oportunidade para que as escolas possam melhor se organizar. “O sucesso de público deste ano demonstrou que o Carnaval do próximo ano será ainda melhor e mais organizado”, observou.
REFLEXÃO – Iraguassú Teixeira afirmou que chamavam a atenção, porém, os números da violência, que registraram 87 mortes em todo o Ceará. O vereador entende ser preciso uma reflexão, tendo em vista que elas ocorreram principalmente por causa do excesso de álcool, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Outro dado que desperta preocupação, na opinião de Iraguassú, é o número aos acidentes que envolveram motoqueiros sem capacete: 519.
LEONELZINHO QUER REALIZAR
SEMINÁRIO PARA DISCUTIR VIOLÊNCIA
O crescimento da violência durante o Carnaval significa que há algo errado na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Foi o que observou, hoje, 18, na sessão da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB). Para ele, a chamada “média histórica” da violência no Carnaval, na opinião do vereador, não pode ser considerada normal, e deve ser objeto de discussão em seminário, o qual ele está propondo ao presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PT).
O seminário deverá tirar propostas concretas para o enfrentamento do problema pelo Governo do Estado, enfatizou o vereador. A partir das sugestões e propostas, discutidos conjuntamente, autoridades e segmentos da sociedade, entende o vereador, o problema da violência deverá será menor no Estado, sobretudo, em Fortaleza.
Leonelzinho Alencar, quando criticava a segurança pública do Estado, fez elogios ao Corpo de Bombeiros do Ceará. Ele disse que foram realizados 366 salvamentos, tendo ocorrido apenas 9 mortes por afogamento em todo o estado. O vereador destacou ainda o trabalho da PMTur com o trabalho de fiscalização das praias, evitando que os veículos trafegassem nas áreas reservadas aos banhistas.
GUILHERME REAFIRMA COMPROMISSO
COM A LEI PAREDÃO
O vereador Guilherme Sampaio (PT) subiu a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza nesta quinta-feira, 18, para reafirmar o seu compromisso com o debate e a aprovação do projeto de lei que combate à poluição sonora disseminada pelos equipamentos de som automotivos. O parlamentar ressaltou ainda os ataques que vem sofrendo por ter proposto a regulamentação dos paredões de som em Fortaleza, aos quais classificou como mensagens depreciativas e ameaçadoras.
O líder da prefeita na Câmara, vereador Acrísio Sena (PT), mostrou-se solidário ao correligionário, e frisou que estará junto na luta pela aprovação do projeto. “Nós não somos de arredar o pé por causa de ameaças”, enfatizou.
AUDIÊNCIA - No caminho da defesa dos direitos do cidadão, a Câmara realiza no próximo dia 26, às 9h30, audiência pública sobre a “Lei Paredão”. Guilherme Sampaio, propositor do debate, destaca o apoio dos lojistas do setor, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado e da sociedade civil no debate.
ELIANA COBRA EFETIVAÇÃO
DAS LEIS APROVADAS NA CMF
A vereadora Eliana Gomes (PCdoB), em pronunciamento na Câmara Municipal de Fortaleza, hoje, 18, enfatizou a necessidade da implementação das Leis aprovadas na Casa. Segundo a parlamentar, existem ruas na Capital com até quatro denominações, o que acaba prejudicando a população que não tem acesso a essas informações.
Eliana destaca ainda o caso do bairro Jóquei Clube, o qual a vereadora quer denominar de Raquel de Queiroz. De acordo com ela, o local já foi homenageado com o nome do pai da escritora, Daniel de Queiroz, em projeto de autoria do então vereador Fausto Arruda, o que é desconhecido pela população. A vereadora solicitou à Mesa Diretora da Câmara a elaboração de um informativo ou cartilha contendo os projetos aprovados pelo Legislativo para serem entregues à população.
PREURBIS – Eliana Gomes ressaltou ainda o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo senador Inácio Arruda (PCdoB) na aprovação da mensagem presidencial para empréstimo ao Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social (Preurbis) de Fortaleza junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “É dessa forma que vamos contribuir com a gestão popular”, parabenizou.
O projeto, aprovado na última terça-feira, 9, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, permite a contratação de crédito de U$ 59.4 milhões para a Capital Cearense. O recurso é destinado à urbanização das áreas de riscos da cidade, dentre elas, as situadas as margens dos rios Maranguapinho e Cocó.
ELIANE NOVAIS DESTACA CAMPANHA
DA FRATERNIDADE DE 2010
Utilizando a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza nesta quinta-feira, 18, a vereadora Eliane Novais (PSB) ressaltou a importância da Campanha da Fraternidade de 2010 para o desenvolvimento de uma vida melhor. Com o tema “Economia e Vida”, a mobilização católica destaca a economia a serviço da vida.
Eliane Novais salientou a necessidade de se debater a temática na Casa do Povo, avaliando o sistema econômico brasileiro a partir das condições de vida da população. Com isso na próxima segunda-feira, 22, às 14h30, a Câmara realiza, no auditório da Casa, audiência pública sobre a Campanha da Fraternidade 2010.
Por fim, a vereadora frisou o compromisso do parlamento na fiscalização e elaboração das leis em Fortaleza. Eliane fechou o discurso reafirmando o papel dos vereadores na defesa da população como um todo.
DR. CIRO ALERTA PARA EPIDEMIA DE DENGUE
O início da quadra chuvosa no Estado traz consigo a preocupação com a ocorrência de casos de dengue. O alerta foi dado hoje, 18, pelo vereador Dr. Ciro, que se pronunciou no espaço reservado à oposição. Segundo ele, está circulando no Estado o sorotipo Denv-1, que passou quatro anos sem registro.
Segundo Dr. Ciro, os equipamentos de saúde precisam estar preparados para receber a demanda. Dentre os fatores que precisam ser levados em conta, o vereador destacou como principal a nomeação de médicos aprovados em concursos do Município. “Cerca de 200 médicos ainda não foram chamados. É preciso mais agilidade.”
Em aparte, Iraguassú Teixeira (PDT) agregou outro detalhe: as pessoas que já tiveram dengue estão mais sensibilizadas a contrair o tipo hemorrágico. Ele chamou a atenção para que as pessoas tomem os devidos cuidados no sentido de evitar o acúmulo de água, local ideal para a reprodução do mosquito transmissor da doença.
SECRETARIA - O vereador Dr. Ciro (PTC) voltou a defender criação da Secretaria de Oposição. Segundo ele, são inúmeros os projetos dos vereadores aprovados na Casa, principalmente requerimentos e indicações, que continuam sem resposta da prefeita Luizianne Lins. “Os vereadores trabalham, elaboram projetos para melhorar a vida da população. A prefeita, porém, faz vistas grossas”, frisou.
FRANCISCO ALVES PARABENIZA SUCESSO DO
PRÉ-CARNAVAL DE FORTALEZA
Alegria e, sobretudo, tranqüilidade. O pré-carnaval de Fortaleza foi elogiado hoje, 18, pelo vereador Francisco Alves (PRTB). “Não houve qualquer confusão nos blocos. Os eventos foram bem policiados e organizados.” O vereador aproveitou para parabenizar a secretária da Cultura, Fátima Mesquita, pelo apoio dado aos blocos por meio de edital.
Eliana Gomes (PCdoB), em aparte, disse que as verbas da Prefeitura para os blocos refletem no fortalecimento da cultura, uma vez que resgatam as marchinhas de carnaval, e ainda trazem temas pertinentes. Ela citou como exemplo o bloco Sai na Marra, do bairro Ellery, que teve como tema o pré-sal.
Por outro lado, Francisco Alves lamentou os fatos violentos registrados durante os quatro dias do Carnaval. Segundo ele, muitos casos ocorreram em municípios do Interior. “As pessoas saem de Fortaleza e pensam que podem fazer o que quiserem nos outros municípios. É preciso ter mais responsabilidade e saber administrar a si.”
Para ele, não se pode culpar a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) pelo número de crimes ocorridos. “Não há como controlar as pessoas. A secretaria faz sua parte.” Com relação aos atendimentos de vitimas de crimes e acidentes no período momino, ele parabenizou o Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Corpo de Bombeiros.
PARA ACRÍSIO, FORTALEZA ESTÁ
AFIRMANDO SEU CARNAVAL
O sucesso do Carnaval de Fortaleza também foi destacado pelo vereador Acrísio Sena (PT) em seu pronunciamento pelo tempo da liderança do Executivo. Para ele, a boa experiência é resultado da soma do espírito carnavalesco do fortalezense às intervenções públicas feitas pela administração municipal.
Segundo o vereador, a afirmação do réveillon de Fortaleza “puxa e potencializa” outros eventos. O mais próximo no calendário é o carnaval. O período, segundo ele, também foi festivo para a rede hoteleira, que se manteve lotada. “O sucesso reflete a política correta da prefeita Luizianne Lins. A cidade começa a pulsar novos ares.”
Com relação aos blocos de pré-carnaval, Iraguassú Teixeira (PDT), em aparte, sugeriu que os recursos de edital da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Secultfor) sejam liberados no início de janeiro. Segundo ele, seria uma forma de dar um “descanso financeiro” aos organizadores, que acabam contraindo empréstimos a juros altos para montar a estrutura dos blocos.
CÂMARA VAI DISCUTIR INSTALAÇÃO DE AMBULATÓRIOS EM TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E RODOVIÁRIOS
A morte de um homem no Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé na última segunda-feira, 15, por falta de socorro, levantou o debate na Câmara Municipal sobre a necessidade da instalação de ambulatórios nos terminais de integração e rodoviários.
Na pauta de hoje, 18, há projeto de indicação do vereador Marcelo Mendes (PTC) com esse intuito, mas Vitor Valim (PHS) lembrou que já tramita na Casa indicação semelhante do 1º vice-presidente José do Carmo (PSL).
Presidente da Comissão de Viação e Transporte, João Batista (PRTB) se dispôs a convidar o coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Daniel Lustosa, e o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, para discutir a idéia. Acrísio Sena (PT), líder do Executivo, se prontificou a fazer os convites.
CRUZ VERMELHA PRECISA DE EMBALAGENS PARA ENVIAR DOAÇÕES AO HAITI
Depois do grande número de doações recebidas para serem enviadas ao Haiti, país que sofre as conseqüências de um terremoto de grande magnitude, a busca agora é por embalagens. Segundo Walter Cavalcante (PHS), os órgãos encarregados do envio dos itens pedem embalagens para empacotá-los e enviá-los ao destino.
De acordo com ele, estão sendo solicitados sacos transparentes, caixas de papelão e pallets (estrados de madeira para sustentar os itens a serem armazenados nos contêineres).
As doações das embalagens devem ser entregues na sede da Cruz Vermelha (rua Dr. José Lourenço, 3280, Joaquim Távora). Mais informações pelo telefone (85) 3472 3535 e no site www.cvbceara.org.
Câmara Municipal de Fortaleza
Assessoria de Imprensa
+ 55 85 3444.8304
www.cmfor.ce.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário