
A Comissão de Agropecuária, Recursos Hídricos e Minerais da Assembleia Legislativa decidiu, em reunião nesta quarta-feira (10/03), formar uma comitiva de parlamentares estaduais para se reunir com a bancada federal cearense em Brasília. O objetivo é solicitar recursos do Ministério da Integração Nacional para o custeio dos perímetros irrigados do Dncos. De acordo com as informações recebidas pela Comissão, após dois anos sem verbas para manutenção dos perímetros, estão assegurados, para 2010, R$ 60 milhões, provenientes de emendas parlamentares ao Orçamento.
Para oferecer esclarecimentos sobre o funcionamento dos perímetros irrigados, esteve na reunião ordinária da Comissão o gerente executivo do projeto Tabuleiro de Russas, Roberto Catengue. Ele explicou que a situação das áreas irrigadas no Ceará é de dificuldade, por conta da falta de recursos. “Em Brasília, só é permitido falar em orçamento para novas obras. O custeio é palavra proibida quando se trata de perímetros irrigados”, acentuou o gerente.
De acordo com o presidente da Comissão, deputado Neto Nunes (PMDB), poderão também participar da audiência, além dos parlamentares que se interessarem em ir a Brasília, representantes de todos os perímetros irrigados do Ceará. Ele observou que é lamentável que em um ano de seca, como está se desenhando em 2010, as áreas irrigadas fiquem subutilizadas por falta de verbas de custeio.
Durante a reunião, também foram aprovados três requerimentos solicitando a realização de audiências públicas. A deputada Rachel Marques (PT) solicitou reuniões para debater o pagamento de guias de trânsito para animais, e o projeto de lei que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária. Dedé Teixeira (PT) foi o autor da proposição pedindo audiência para discutir a situação das famílias não assentadas pela construção da barragem do açude Castanhão.
Participaram da reunião, além do presidente Neto Nunes, os deputados Cirilo Pimenta (PSDB), Manoel Castro (PMDB), Gilberto Rodrigues (PHS) e Weber Araújo (PSL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário