Contato

Serra: Ceará de Tasso é o Ceará moderno

Presidenciável do PSDB foi recepcionado por caravanas de todo o Estado


O presidenciável do PSDB, José Serra, desembarcou ontem, por volta das 17 horas, no aeroporto de Juazeiro do Norte, onde foi recebido, com fogos de artifício e bandas de música, por eleitores e correligionários cearenses, entre eles o senador Tasso Jereissati. Caravanas de prefeitos e vereadores de mais de 40 municípios cearenses saudaram o candidato.

Falando à imprensa, Serra minimizou a ausência de palanque no Estado – o PSDB não terá candidato próprio ao Governo -, acrescentando que os líderes partidários que o recebiam ali formariam sua base de apoio no Ceará (Tasso Jereissati, que concorre à reeleição, declarou-se ele próprio o palanque local do presidenciável).

Acompanhado de motos em carreata, o ex-governador de São Paulo seguiu do aeroporto para o horto do Padre Cícero, onde conferiu a apresentação de um grupo de reisado. Depois, Serra esteve na Capela do Socorro, que guarda os restos mortais do padroeiro de Juazeiro. Ele visitou ainda o Hospital São Vicente de Paulo, cujo setor de oncologia (que estuda e detecta tumores) foi construído com verbas do governo Fernando Henrique Cardoso, na época em que Serra era ministro da Saúde.

Em entrevista na noite de ontem, Serra aproveitou para elogiar Tasso Jereissati, chamando-o de “referência na política brasileira” e “uma peça fundamental em nossa campanha”. Ele arrematou declarando que “o Ceará de Tasso é o Ceará moderno”.

Hoje, Serra cumpre agenda em Fortaleza, onde terá reunião com médicos, para conhecer os problemas enfrentados pela saúde pública no Estado. O tucano também visitará o Porto do Pecém – construído com verbas do governo FHC, quando Serra era ministro do Planejamento.

Ainda na capital, o presidenciável dará entrevista coletiva à imprensa local, ao lado de Tasso Jereissati, e participará de um debate promovido pelo grupo O Povo. No final da tarde, se reúne no Instituto Teotônio Vilela com lideranças políticas e com a ala jovem do PSDB cearense.

Foco no Nordeste
A passagem pelo Ceará faz parte de uma investida de Serra no Nordeste, onde a candidata do PT, Dilma Rousseff, registra ligeira vantagem entre o eleitorado. Para realçar seu envolvimento em obras que beneficiaram o Estado, está inclusa no roteiro de Serra uma visita ao Porto do Pecém, construído quando este era ministro do Planejamento da gestão FHC.

O tucano também busca atrair os votos que seriam de Ciro Gomes, retirado da disputa presidencial pelo comando nacional do PSB sob orientação do presidente Lula. Quando anunciava-se candidato a presidente, o deputado federal alcançava o terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Serra e Dilma.
O senador Tasso Jereissati afirmou, em Juazeiro do Norte, que o PT deixou “mágoas” no PSB e estima que entre “70% ou 90% do eleitorado de Ciro Gomes se achegue na candidatura do pré-candidato tucano à presidência da República, José Serra“. O parlamentar cearense também confirmou que a visita de Serra tem o objetivo de comparar obras realizadas por Dilma, enquanto era ministra da Casa Civil, e por Serra, quando foi ministro do Planejamento e Saúde.

“Queria convidar Dilma para visitar o Estado”, afirmou Tasso, para em seguida provocar: “o Programa de Aceleração do Crescimento não existe aqui“. O senador ainda comentou o crescimento da petista nas últimas pesquisas era esperado, tendo em vista o “programa político transmitido no último dia 12 e que teve Lula como locutor”. “Espero que o Tribunal Superior Eleitoral seja tão benevolente conosco como foi com eles“, acrescentou.

Para Tasso, os petistas estão em “aberta campanha” e garante que no Ceará, Serra leva vantagem. “O que Serra fez enquanto ministro pelo Estado e o que Dilma fez enquanto ministra pelo Estado?”, questiona. “Mesmo com toda a fortaleza de Lula, a candidata é Dilma e não ele”, disse o senador que aposta num “sentimento de que tem que mudar o governo federal”.
Para afastar qualquer dúvida sobre seu envolvimento na campanha de Serra, Jereissati disse estar “pronto independentemente do que vier a acontecer com o PSB no Estado”. (com informações do portal Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário