Contato

CAPACITAÇÃO E CIDADANIA

STDS E HOPE INAUGURAM FÁBRICA DE LINGERIE
NO CECAL



Nova oportunidade de vida se abriu para jovens cearenses em conflito com a Lei. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Hope, uma das maiores empresas de confecção de moda íntima do País, inauguraram hoje, dia 20, uma unidade de produção de lingerie feminina, no Centro Educacional Dom Aloísio Lorscheider (CECAL), em Fortaleza. A fábrica se destina à produção de peças íntimas e à capacitação de 28 jovens internos, cumpridores de medidas socioeducativas.

Ao fim de um ano de formação profissional, os jovens serão contratados pela empresa. Até dezembro próximo, a Hope projeta produzir 4.000 peças por dia, só na fábrica do CECAL. “A parceria com a Hope foi firmada há mais de um mês. É uma oportunidade de crescimento para esses jovens que vão aprender uma profissão e ter acesso ao primeiro emprego”, afirma a titular da STDS, Fátima Catunda. Ela lembra que outra grande empresa de confecção, a Marisol, já atua dentro do centro, capacitando e empregando jovens privados de liberdade, enquanto a Metalúrgica Metal Mecânica Maia opera no Centro Educacional Patativa do Assaré (CEPA).

O jovem Felipe Cardoso, 18, se alegra por conseguir sua primeira oportunidade de emprego. “Quero me tornar um bom profissional e me dedicar ao meu trabalho a partir de agora. Essa é uma oportunidade de me ocupar. Quero sair, arrumar um emprego e ajudar minha família”, planeja Felipe. O colega José Tiago Monteiro, 18, agradece a parceria. “Agradeço mesmo à STDS e à Hope. Pretendo me esforçar para quando sair ter emprego”, afirma José Tiago. E conclui: “enxergo agora que o que fazia era errado e não quero mais isso pra mim. Se todos entendessem isso, aproveitariam bastante a oportunidade”.l

Noemi Medeiros, Gerente de Recursos Humanos da Hope, afirma que a parceria entre a STDS e o Projeto Hope Esperança é uma oportunidade valiosa tanto para a empresa quanto para os jovens. “A Hope cresce através do cumprimento de sua responsabilidade social e acredita que é importante investir na capacitação desses jovens que sairão daqui profissionais, novos costureiros", avaliou Noemi. Para Maria Antônia Soares, mãe do jovem Francisco Henrique, 19 anos, novo aprendiz da Hope, a parceria com a STDS é positiva. “Eu acho tudo isso ótimo. Só vai trazer coisas boas já que quando ele sair daqui vai poder dizer que tem um ofício. Meu filho vai ser um profissional”, comemorou emocionada.

MÃO DE OBRA QUALIFICADA

O jovem é contratado por doze meses, período em que realiza atividades práticas de costura industrial, sob a supervisão da equipe de funcionários da própria empresa, participa de aulas teóricas de cidadania e sobre o mundo do trabalho, ministradas através da parceria com a ONG Sociedade para o Bem Estar da Família (SOBEF). O educando é acompanhado por dois técnicos (psicólogo e assistente social) contratados, com recursos da Petrobras, que atuam no sentido de fortalecer vínculos familiares e sociais na nova experiência profissional. Serão realizadas oficinas temáticas grupais com os familiares e visitas domiciliares.

Através desses convênios, atualmente, estão sendo capacitados 134 jovens, com carteiras assinadas, como aprendizes pelas empresas Marisol, Pena Surf Wear, Dilady, Metal Mecânica Maia e Hope. Em Setembro último, a STDS e a Marisol formaram mais 28 jovens do Cecal, em corte e costura, dos quais 6 já estão empregados. Esta é a primeira turma no Brasil, dentro de um Centro Educacional, coordenada pelo Projovem Trabalhador/ Juventude Cidadã, programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a STDS.

“Essas parcerias, feitas para superar o desafio dos preconceitos e devolver a cidadania e os sonhos aos jovens privados de liberdade, são importantes para resgatar essa juventude e revelar a responsabilidade e o compromisso social do governo do Estado e de nossas empresas”, declara Fátima Catunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário