Serra vence... em Nova York



Cerca de 140 jornalistas estrangeiros cobrem eleições De todo o Nordeste brasileiro so o Jornal O Estado estava presente nos Estados Unidos.

Parece que a irreverência na votação de ontem em NY era coisa de tucano cheio de graça. Bruxas, marinheiros e diabas pregaram uma peça, repetindo o primeiro turno, na candidata do PT e venceram de lavagem. A falta de eleitor, ao contrário do que se pensava, aumentou. Dos 21.076 eleitores, só 8.513 foram votar. Desses, 5.715 votaram em Serra, contra 2.340 dos que votaram em Dilma. Quem votou em branco atingiu 205 e os nulos foram um pouco mais, 253 votantes.

Em percentual, isso dá 67,1% dos eleitores que votaram em Zé Serra, 27,5% os que votaram em Dilma, 2,4% os que votaram em branco e 3% os que optaram por anular o voto. O resultado saiu 40 minutos depois de encerrada a votação, e foi anunciado pelo cônsul geral do Brasil em Nova York, embaixador Osmar Chohfi. Ele também foi apanhado de surpresa com os baixos índices de eleitores presentes, mesmo sabendo que a abstenção seria alta.

Mais de trezentas pessoas participaram do pleito, como mesários e funcionários do Consulado brasileiro. Nenhuma urna apresentou problema e somente duas tiveram mais votantes que aqueles do primeiro turno. Amanhã, terça-feira, os americanos votarão aqui nos Estados Unidos para a escolha dos governadores nos estados e dos congressistas. Espera-se uma grande derrota de Barack Obama o que até podera ser bom para ele que dividirá assim a crise por que passa a nação com o Congresso americano. (MB/NY)

Nenhum comentário:

Postar um comentário