Contato

Aeroporto do Cariri precisa ser ampliado


O deputado Welington Landim (PSB) cobrou da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) uma solução para os problemas enfrentados pelos usuários do Aeroporto Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, cuja estrutura já está defasada para o grande fluxo de passageiros.

“Em 2002 a Infraero assinou um convênio com o Governo do Estado do Ceará, que ficou com a responsabilidade de administrar o Aeroporto. O problema é que, de lá pra cá, a União repassou verbas para o Estado do Ceará investir no aeroporto, o que terminou por não acontecer. E nem houve prestação de contas, deixando o Ceará inadimplente”, informou Landim ontem, na Assembleia.

Segundo o parlamentar, o governador Cid Gomes (PSB) tentou reformar e ampliar o Aeroporto Orlando Bezerra, “mas não consegue justamente porque o Estado do Ceará não havia prestado contas. Ressalte-se: isto, antes do governo Cid Gomes”.

Para contornar a situação, o governador pediu oficialmente, em dezembro do ano passado, que o Ceará fosse retirado do convênio para que a Infraero voltasse a assumir o controle do aeroporto. “Em fevereiro deste ano o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, concordou com a solicitação cearense, reencaminhando o ofício para a Anac. O problema é que até agora a Anac não se pronunciou”, queixou-se Landim.
Com a demora da Anac, o Ministério Público Federal de Juazeiro do Norte acionou esta semana a Justiça para que a Infraero reassuma o aeroporto. “Apelamos e esperamos agora que a Justiça Federal faça justiça e determine a Infraero a reassumir o Aeroporto Orlando Bezerra”, disse Landim. “Os aviões que pousam em Juazeiro são pequenos porque a pista não suporta grandes aeronaves”.

Entre as obras necessárias estão a reforma e ampliação da pista de 1.800 metros para 2.300 metros e a construção de um novo terminal de passageiros, conforme o deputado. “Apelamos para que os dirigentes da Agência Nacional de Aviação Civil e da recém-criada Secretaria de Aviação Civil, vinculada à presidência da República, saiam dos gabinetes, visitem aquele que é o aeroporto mais movimentado do interior do Nordeste e resolvam de uma vez por todas o impasse”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário