Contato

Pró Nordeste no CIC


Representantes do setor produtivo do Ceará estiveram reunidos, na manhã de ontem, com a bancada federal cearense. O encontro ocorreu durante apresentação do Integra Brasil – Fórum Nordeste no Brasil e no Mundo, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
O objetivo, além de apresentar o projeto, foi mobilizar a classe política no intuito de unir forças para construção de um projeto econômico e político que possa reduzir as desigualdades regionais, e, assim, fortalecer o desenvolvimento do Brasil. Hoje, o encontro terá a participação do governador Cid Gomes (PSB).
A presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Nicole Barbosa, explicou que o projeto apresentado pela Instituição segue na promoção do desenvolvimento sustentável do Ceará, e por extensão, do Nordeste e do Brasil como todo. Ela alertou que desde 1939, mesmo com as mudanças estruturais, o Nordeste não atinge a metade da renda per capita nacional.
Segundo ela, a proposta é buscar um novo modo de relacionamento econômico e político entre as diferentes regiões do País, encontrando soluções e encaminhamentos que conduzam ao equilíbrio federativo. “O Nordeste é a grande fonte de soluções para o desenvolvimento do nosso País e não, o problema que São Paulo acha que nós somos”, alertou.
Ainda de acordo com Nicole, a meta é elevar o PIB (Produto Interno Bruto) do Nordeste em 20% em até 20 anos. A presidente do CIC espera que as ideias sejam acatadas e sirvam de argumentação política para devida condução de projetos parlamentares e, ao fim, se transformem em medidas de desenvolvimentos adotadas pelo Governo. Uma reunião deverá ser marcada com a bancada do Nordeste, sob comando do deputado José Nobre Guimarães (PT), para que a proposta também seja apresentada.
APOIO POLÍTICO
Para o coordenador da bancada cearense, deputado Antônio Balhmann (PSB), a sociedade está mobilizada na tentativa de reduzir as desigualdades e fortalecer a economia do Brasil. E, portanto, detém o apoio dos parlamentares. Sobre as metas estabelecidas pelo CIC, principalmente, em relação ao PIB, Balhmann afirmou que, se o Nordeste alcançar dentro do prazo terá sido criado uma mudança grande e, portanto, já podemos sonhar em atingir o PIB europeu. Enquanto isso existe uma longa batalha a ser enfrentada no Congresso Nacional.

Segundo o senador Inácio Arruda (PCdoB), a mobilização é importante, pois, a Constituinte de 1988 criou os instrumentos, e, agora, é preciso que as regras gerais sejam efetivamente praticadas, como: o fortalecimento dos fundos de participação e uma inversão dos investimentos. Mas, para isso, se faz necessário uma ação de governo. Inácio Arruda adiantou, ainda, que o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, Antônio Valadares (PSB/SE), já comunicou apoio ao movimento, inclusive disponibilizando o colegiado para discussão.
EM TEMPO
O Integra Brasil fará, ainda, uma reunião de discussão no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Representantes do movimento se reunirão com líderes da bancada do Nordeste para apresentar o projeto Integra Brasil e suas perspectivas. Além dos workshops em Recife, Salvador e Rio de Janeiro, haverá uma mesa-redonda que irá tratar das desigualdades interregionais em Campina Grande (PB), e finalizará com um grande seminário em Fortaleza, nos dias 27,28 e 29 de agosto.

Laura Raquel
laura@oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário