Haja promessa pra 14


Ceará terá R$ 400 mi, diz ministro Teixeira
A presidente Dilma Rousseff deverá assinar, neste mês, decreto liberando cerca de R$ 400 milhões para obras contra a seca no Ceará. A informação é do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. O dinheiro, segundo ele, é do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as novas obras fazem parte daquilo que foi pactuado anteriormente, de modo a dar prosseguimento no combate à seca. O ministro lembra que o Ceará foi contemplado com poucas obras no passado porque estava precisando detalhar alguns projetos. Com o detalhamento melhor desses projetos, segundo ele, agora essas obras estão sendo incluídas no PAC.
O ministro observa que os cearenses serão beneficiados com o açude Arneiroz, uma das obras muito importantes de combate à seca no Ceará. Ele prometeu, ainda, uma adutora para o município de Caridade, tirando água do Açude Pereira de Miranda, barragem de Jucá, adutora para Parambu, adutora do açude Flor do Campo, em Quiterianópolis. ”Muitas e importantes obras estão incluídas nesse pacote”, assegura.
Abastecimento
Conforme o ministro, o Ceará precisa de no mínimo mais dez novas adutoras que ainda vão ser construídas, porque serão elas que vão resolver a questão do abastecimento de água, principalmente em época de seca. Essas adutoras, como explica o ministro, vão transportar água de onde tem para onde não tem, ou seja, causar menos impacto a população quando houver uma seca.
Reservatórios
O ministro aproveitou para alertar que o volume de água nos reservatórios cearenses – e no Nordeste todo não é muito diferente – está muito baixo, ou seja, entre 30 a 35 %, em média. Segundo Teixeira, a gestão dessas águas tem que ser muito eficiente para elas sejam suficientes até a chegada do inverno. O ministro disse que é muito importante que não haja desperdício de água na capital e no interior. (com informações de Tarcísio Colares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário