Contato

Guimarães é o novo lider de Dilma


O deputado federal cearense José Guimarães (PT) foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff (PT), como o novo líder do governo na Câmara Federal. Segundo o petista, sua primeira missão será a recomposição da base aliada e que, para isso, vai apostar no diálogo com os demais líderes.  “O maior desafio da minha vida pública”, definiu o petista, quanto à indicação. O parlamentar assegurou ainda que, além da base aliada, irá conversar com os partidos de oposição, “já que esse papel foi referendado nas urnas”, ressaltou.
 “Recebo a missão com absoluta humildade. Será uma honra servir ao meu País, ao governo da presidente Dilma e ao parlamento brasileiro”, frisou o novo líder do governo.
 Guimarães recebeu o convite para exercer a função por meio do ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas. Ele substitui o deputado Henrique Fontana (PT-RS) que o saudou no Plenário da Câmara ao se despedir da função.

Desafios
“Este é um ano de grandes embates e desafios, e aceitei o convite com humildade, determinação e coragem para dialogar e reconstruir todas as pontes”, disse Guimarães.
 O petista já pensa na articulação para a aprovação das medidas necessárias para o ajuste fiscal proposto pelo governo Dilma. “Este ajuste é fundamental para a retomada do crescimento da economia brasileira e será gradual e seguro”, pontuou. “Como a própria presidenta tem assegurado, reiteradas vezes, serão preservados todos os direitos conquistados nos últimos anos.”
EDUARDO CUNHA
 Guimarães reuniu-se ainda ontem, com o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), e frisou perceber no peemedebista “boa disposição para o diálogo”. A iniciativa marca a postura de trabalho e a abertura de diálogo entre a liderança do governo e a Presidência da Casa.
 Assim que foi anunciado o desligamento do deputado federal Henrique Fontana, no Plenário da Câmara, o parlamentar cearense foi imediatamente cumprimentado pelas lideranças do PT, PTB, PDT e PR. “A eleição da Câmara já passou, a disputa se encerrou, e é com essa nova composição que queremos dialogar”, discursou Guimarães no Plenário da Câmara.

PROPOSTAS
Em sua primeira reunião de líderes, Cunha fez um breve discurso defendendo celeridade na análise de matérias. O PT, representado pelos deputados Vicentinho (SP) e Sibá Machado (AC) não fizeram considerações sobre a disputa. No encontro, Cunha enfrentou resistência do PT para quebrar os prazos regimentais e colocar em votação nesta noite a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que torna obrigatória a execução da verba destinada pelos congressistas no Orçamento, investidas principalmente para obras em seus redutos eleitorais.
Com isso, a proposta, que foi eleita por Cunha como prioridade zero, só deve ser votada no dia 11. Para a sessão, o novo presidente vai tentar colocar em votação a admissibilidade de uma proposta de reforma política que ficou travada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário