Deu no O Estado(CE

Roberto Cláudio admite movimentação nos bastidores eleitorais

Representando umas das principais peças do tabuleiro das eleições de Fortaleza, mesmo evitando falar sobre a sucessão, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) reconheceu, pela primeira vez, que, nos bastidores, tem dialogado com aliados sobre a disputa deste ano. “Estou sensível aos acontecimentos. Estou olhando, vendo, conversando, mas não irei antecipar em nada. Irei focar os esforços nos interesses do nosso grupo, da nossa aliança, em uma única e principal coisa: administrar bem a cidade de Fortaleza”. A declaração do Prefeito ocorreu em entrevista coletiva, ontem, durante a sessão solene de abertura dos trabalhos, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
Roberto Cláudio que tem a sua reeleição apontada como prioridade pelo PDT, em nível nacional, ressalta que tem tido uma relação “muito próxima” aos aliados e que a expectativa é de que o arco de aliança seja mantido. “Eu nunca deixei de ter um diálogo muito próximo, sou um prefeito que vim do parlamento, com muito orgulho.
Então, gosto de fazer política, dialogar, conversar, tenho tido uma relação muito próxima com os partidos da base, com os vereadores, mas não vou antecipar o debate”, pontuou.
Sobre os partidos adversários, que têm tecido várias críticas a sua gestão, Roberto Cláudio afirmou que “quem está na oposição só tem uma tarefa agora, que é falar mal. Quanto mais esculhambar, quanto mais falar mal, melhor. Essa é a única atividade que a oposição tem realizado até agora. A minha tarefa é outra. Principalmente entregar todos os compromissos de campanha”, pontuou.
Mensagens
Ao participar a abertura dos trabalhos na Câmara, o Prefeito entregou três mensagens que devem fomentar o debate na Casa ao longo deste ano. As proposições dizem respeito aos projetos que tratam da regularização fundiária, da poluição visual e do Código de Obras e Posturas de Fortaleza, dentre outros. Conforme o Prefeito, a mensagem mais “pacífica” deve ser aprovada por unanimidade na Casa, por se tratar da isenção de tributos como IPTU e beneficiará mais de 20 mil famílias. “A Prefeitura vai isentar a cobrança de tributos, o que permitirá que pessoas que morem há 20, 30 anos e não são proprietários possam sê-lo sem ter de pagar nada por isso”, destacou.
Balanço
Ao ler a mensagem governamental, em que fez um balanço sobre 2015, o Prefeito ressaltou que mesmo diante de crise econômica que afetou a todos os municípios, Fortaleza conseguiu efetivar o maior investimento público já realizado na Cidade. Conforme ele, a Capital manteve, em 2015, em sua política de investimentos, assegurado pelo incremento de 11% na arrecadação própria com relação a 2014, o pagamento em dia de todos os servidores, e décimo terceiro antecipado. “Sobre a expansão dos investimentos municipais, de R$ 523 milhões já realizado em Fortaleza, em 2014, o montante aplicado em 2015, foi de R$ 542 milhões 787 mil”, pontuou.
Conforme ainda o Prefeito, na Capital, se investiu, no ano passado quase 26% em saúde e aproximadamente 27% em educação. “É estimulante poder informar que o Governo vem cumprindo o propósito que lhes impõem que seja de ampliar o volume de recursos destinados à educação, saúde e mobilidade urbana”, acrescentou.
Fundeb
Em entrevista coletiva, o Prefeito falou ainda sobre a polêmica da utilização de recursos federais por parte da Prefeitura, que seria, segundo os professores, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para a saúde e infraestrutura. Sobre a informação do bloqueio por parte de Justiça em 60% do recursos, o Prefeito afirmou que ainda não foi notificado.
“O recurso não é do Fundeb. A verba é um ressarcimento da União aos cofres municipais. É assim, inclusive, que diz a natureza do financiamento no qual é descrito”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário