Ano 293 de Fortaleza


Nos seus 293 anos, a aposta é de que Fortaleza cresça de forma sustentável”

Na tarde desta sexta-feira (12/4), o Instituto do Ceará Instituto (Histórico, Geográfico e Antropológico) comemora o aniversário de Fortaleza. Na ocasião, o secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, vai proferir a palestra “Fortaleza: de pequena vila à metrópole” que terá como base oito capítulos do livro, “Fortaleza uma breve história”, de Artur Bruno e Airton de Farias, Edições Demócrito Rocha.

Segundo Bruno, ele vai contar a história da cidade, de sua origem às margens do Rio Ceará, aos dias atuais, passando pelo Forte Schooneborck, revivendo a nossa Bella Époque, a chegada da modernidade e o olhar de futuro, que sempre caracterizou a hoje metrópole e quinta cidade mais populosa do país e que muito tem investido em sustentabilidade. “ Nos seus 293 anos, a aposta é de que Fortaleza cresça de forma sustentável”, disse Bruno.

Saiba mais

De acordo com o livro “Fortaleza uma breve história”, de Artur Bruno e Airton Farias, a primeira tentativa de colonizar o Ceará deu-se em 1603, com Pero Coelho. Ele ergueu nas margens do Rio Ceará um pequeno forte batizado de São Tiago ( na atual Barra do Ceará). Sem êxito, Coelho retirou-se em 1607. Coube ao holandês, Capitão Matias Beck, erguer na colina Marajaitiba, às margens do riacho Pajeú, o Forte de Shoonenborch. Em 1654, Beck e seus homens deixam a região, depois da rendição holandesa em Pernambuco. Os portugueses retomam a colonização no Ceará, mudam o nome do forte para Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e daí, em 13 de abril de 1726,nasce a Vila de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.

SERVIÇO

Palestra - Fortaleza: de pequena vila a metrópole
Dia: 13 de abril
Hora: 15h
Local: Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico)
Rua Barão do Rio Branco 1594, Centro, Fortaleza, Ceará
Fone: (85) 3021-7559

Nenhum comentário:

Postar um comentário