Seria um choque de arrumação





“Tudo pode acontecer”, diz Tasso sobre aliança com Ciro

Tudo pode acontecer”. Foi com essa declaração que o senador Tasso Jereissati (PSDB) acabou admitindo, ontem, a possibilidade de uma reaproximação de seu grupo político com os Ferreira Gomes.
“Desde que haja convergência de projetos e ideias, tudo é possível”, completou o senador tucano ao avaliar a reaproximação entre os grupos políticos rompidos desde 2010, quando Cid e Ciro desistiram do apoio a Tasso que acabou perdendo a disputa para o Senado.
As declarações foram feitas durante lançamento do pacote de investimentos em Fortaleza. A administração municipal anunciou mais de 700 obras que serão realizadas no biênio 2019-2020 com investimentos que superam R$ 1,5 bilhão.
“Isso é fundamental na vida pública. Quando o interesse do estado do Ceará está em jogo, nós cearenses, seja de que partido for, seja de que ideologia for, nós estamos unidos e esse, realmente, é um conjunto de programas histórico e que vai dar, sem dúvida nenhuma, uma grande quantidade de empregos no primeiro momento, fora os benefícios para o futuro”, disse o tucano.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) seguiu a mesma linha de discurso.“Nós temos diferentes agremiações partidárias, compreensões distintas da vida cearense e da vida política brasileira, embora haja entre nós essa possibilidade, porque é uma tradição da melhor cultura política do Ceará, quando está em jogo o interesse do nosso povo, já é tradicional que a gente se reúna e trabalhe”, ressaltou.
Ainda durante solenidade, Tasso e Ciro trocaram elogios. Ciro citou o tucano como “um dos maiores cearenses de todos os tempos” enquanto Tasso retribuiu afirmando o sentimento “feliz de estar ao lado de um velho amigo que nem as divergências apagaram a amizade”.
A grande pergunta é se a coesão política será revertida em aliança eleitoral. Questionado sobre o assunto, diante de uma possível aliança eleitoral para 2020, Ciro avaliou que o trabalho em conjunto é “um valor” que pode ser revertido em uma convergência política. “A presença do Tasso na CAE, Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o prestígio que ele tem, o prestígio com que o Cid [Gomes] chegou, foi importantíssimo para tramitar no devido prazo os financiamentos. O Camilo é do PT, o Roberto Cláudio é do PDT e ainda sim estamos trabalhando juntos e isso é um valor. Se isso eleitoralmente se afirma ou não, às vezes sim, às vezes não. Vamos ver”, disse Ciro.
Tasso também deixou a articulação em aberto. “Não estamos tratando disso agora. Estamos tratando de assuntos puramente administrativos”, pontuou.
Nos bastidores, o lançamento do pacote de obras foi visto como um palanque para lançar o secretário de Governo, Samuel Dias, na disputa pela Prefeitura de Fortaleza 2020.
“O Samuel [Dias] é um secretário de governo e é um quadro. Nós estamos trabalhando permanentemente e o Tasso mencionou isso, eu fiquei feliz, nós estamos trabalhando para treinar uma nova geração de políticos. Nós não podemos ficar fazendo feito coronel, sentando em cima de um poder que o povo generosamente nos tem dado. Então, a minha preocupação é treinar quadros”, revelou Ciro citando o governador Camilo Santana e o senador Cid Gomes como “produtos” deste trabalho.
Sobre o futuro, Ciro apontou haver nos Executivos estadual e municipal “uma nova fornada de jovens talentos” que podem ser preparados para a disputa nas urnas. “Vamos ver se eles conseguem aperfeiçoar aquilo que é necessário para um candidato: capacidade administrativa, compreensão dos problemas e habilidade política”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário