Um passeio em Altamira

Vivendo o fim no centro do mundo. Um passeio com Eliane Brum em Altamira

Por mais de 20 anos, Eliane Brum cobriu o desenvolvimento econômico brasileiro e seus impactos nas vidas humana e selvagem da Amazônia. Em 2017, após a inauguração da usina de Belo Monte e diante da escalada da crise climática, percebeu que era hora de deslocar o centro da conversa para onde considerava ser o centro do mundo. Mudou-se de São Paulo para Altamira. 
Conhecida por seus longos e impactantes textos, Eliane é uma espécie rara no jornalismo. Mantém um compromisso inabalável com a objetividade dos fatos para reportar o subjetivo. A colonização psíquica, o desterro do espírito e a imposição de algo maior do que um modelo econômico sobre a natureza. A imposição de uma ideia de ser humano.
Ao se mudar para Altamira, a jornalista assumiu o mesmo compromisso consigo: investigar e descolonizar a sua própria subjetividade. 
Bruno Torturra convidou Eliane para passeio por Altamira. De um dos Reassentamentos Urbanos Coletivos à uma praia artificial do Rio Xingu. Ambos construídos pela Norte Energia, após a expulsão de milhares de famílias ribeirinhas na construção de Belo Monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário