Cidades cearenses recebem programas de transformação social e acesso à cultura

Três cidades do Ceará – Fortaleza, Itapipoca e Jijoca de Jericoacoara – foram contempladas  com ações do Cine+, do LAB Cidades Criativas e Escolas Criativas,  programas inovadores que buscam a transformação social e a democratização do acesso à cultura e às artes.

Foto: Divulgação

O lançamento dos programas aconteceu nesta quinta-feira (26), às 10h, no Auditório da Enel. O evento contou com a presença dos diretores da empresa, autoridades do Governo do Estado do Ceará, secretários estaduais e municipais, prefeitos, representantes da sociedade civil, além de profissionais da imprensa e formadores de opinião.

Requalificação de espaços urbanos

Uma praça de Fortaleza será requalificada pelo programa LAB Cidades Criativas, que visa promover ações de intervenção urbana e ocupação cultural em vazios urbanos. A reestruturação do espaço será feita com técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos. Os impactos dessas transformações incluem uma dinâmica social que valoriza as territorialidades, a inteligência coletiva e uma melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar da comunidade e seu entorno. A praça escolhida será divulgada em breve.

O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização da Acidum Project, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, produção executiva Cinco Elementos, consultoria executiva da Marco Zero e agradecimento Enel.

Itapipoca terá sala pública de cinema Itapipoca, localizada a 342 quilômetros da capital cearense, será contemplada com uma sala pública de cinema. A iniciativa integra as ações do programa Cine +: cultura, educação e sustentabilidade, que consiste em democratizar a arte a partir da construção de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes. A sala trará uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Para além de exibição cinematográfica, o local será um espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas. O programa também promoverá uma capacitação técnica e artística para 20 jovens do município, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.

O Cine + é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Marco Zero, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, produção executiva da Cinco Elementos e apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Escolas Criativas será expandido

O município também receberá as intervenções do programa Escolas Criativas — cultura, educação e sustentabilidade, que busca promover uma maior ação cultural no ambiente escolar a partir da implementação de ações de difusão, formação, inovação e pesquisa. O programa prevê a requalificação das instalações físicas das escolas contempladas e a introdução de novas metodologias de ensino. O programa já é uma realidade em Jijoca de Jericoacoara, que terá continuidade ao processo iniciado nos anos anteriores e será implementado pela primeira vez em Itapipoca.

O programa Escolas Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Cinco Elementos, com produção executiva da Marco Zero, em parceria com Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Prefeitura de Itapipoca, apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Agradecimento: Enel

Nenhum comentário:

Postar um comentário