Após pesquisa, cinco partidos anunciam apoio a Izolda Cela


 Após a divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto encomendada pelo PDT para ajudar a escolher o candidato a governador, cinco partidos da base aliada – PT, PV, PP, PCdoB e MDB – lançaram nota conjunta, nesta quinta-feira (7), defendendo a reeleição da governadora Izolda Cela (PDT). Ela disputa a indicação do partido com o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que apareceu com resultados melhores no levantamento feito pela Quaest.

Izolda, sucedendo a publicização da pesquisa, declarou publicamente que coloca o próprio nome na disputa “para unir”, destacando a importância da união política no processo que leva às definições de nomes para a eleição. “Sigo defendendo o respeito e o diálogo porque não se faz nada sozinho. E fortalecendo em mim a honra e o compromisso de seguir na missão”, disse, pontuando ainda que “o propósito de colocar meu nome para continuar governando o Estado firma-se na responsabilidade e compromisso com nosso povo do Ceará”.

Depois da divulgação da mensagem, PT, PV, PP, PCdoB e MDB lançaram a seguinte nota: “A manifestação pública da governadora Izolda Cela colocando seu nome para continuar governando o estado, firmando-se na responsabilidade e compromisso com o povo do Ceará e em nome da união a ser construída através do diálogo de todas as forças políticas, é fato de grande relevância a exigir nossa consideração. Acreditamos que a construção de uma candidatura deve ser o resultado da unidade e do diálogo entre todos os partidos.”

O texto sucede uma reunião feita entre lideranças das legendas e funciona como o indicativo de uma frente partidária sólida em favor do nome de Izolda – até então, o principal empecilho para a possível indicação de outro candidato era o PT, que amplamente rejeita Roberto Cláudio e tem abraçado de modo próximo a indicação da atual governadora, em ocasiões até condicionando a manutenção da aliança com o PDT à escolha de seu nome. Também tem certo destaque, nesse sentido, o MDB, uma vez Eunício Oliveira também rejeita o ex-prefeito da capital e só deverá estar incluído na campanha do lado governista caso RC não seja candidato.

O PDT, por sua vez, já determinou que não aceitará vetos de partidos aliados a candidatos seus, como reiterado pelo presidente nacional Carlos Lupi e pelo presidente estadual da sigla André Figueiredo. O entendimento é de que o PT (e outras legendas que acompanhem esse movimento) estaria tentando impor o nome de sua candidata de preferência, o que o partido considera inadmissível.

Pesquisa
Na pesquisa em questão, realizada pela Quaest, o cenário da pesquisa estimulada em que Izolda disputa o pleito mostra o candidato da oposição, Capitão Wagner (União Brasil), com 52%, frente a 40% de intenções de voto na governadora, representando uma diferença de 22 pontos percentuais. Já o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, principal adversário de Izolda na disputa interna pela indicação do partido, aparece com 40% contra 44% de Wagner, o que significa que estariam empatados tecnicamente, considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
O estudo foi feito de 27 de junho a 1º de julho e entrevistou 1.500 eleitores cearenses de 49 municípios, de modo presencial, e foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os códigos BR-07841/22 e CE-05334/22.
O resultado favorável a RC, na disputa com a atual governadora, já era esperado dentro da base, levando em conta o recall acumulado por ele durante os oito anos à frente da Prefeitura de Fortaleza. Com base nisso, Izolda já havia declarado, quando o levantamento ainda estava sendo encomendado, que pesquisa “fornece apenas o retrato do momento, a mais de três meses da eleição” e que “partidos aliados ao PDT no estado, como PT, PSD, MDB, PP, PSB, PCdoB, PV e tantos outros parceiros, devem ser ouvidos de forma a contribuir com o processo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário