Bombeiro vai ao fogo

 


Tem quem ainda sonhe numa chegada de ex-aliados e de insatisfeitos ao bloco que o PDT juntou a chamar o PSD pra chapa que vai disputar o Governo e deixar de lado a governadora Izolda Cela, que companheiros dela pensaram na sua reeleição.

Em princípio o PT não tem retorno. Até candidato já tem. Falta arrumar mulher pra ser vice. Só que o foco não é mais o PDT; o foco é Cid Gomes e o irmão Ivo, este, prefeito de Sobral. Cid é citado em prosa e verso nos discursos e conversas. O que se fala é no sentimento político de Cid, tido como grande articulador, magistral administrador, transformador da vida cearense, apenas alguns dos elogios que lhes são feitos. A missão foi entregue a Domingos Filho. É especialmente jeitoso. Articulado e capaz de feitos que assustam pela ousadia e pelos resultados, o candidato a vice governador recebeu a missão de pacificar a tribo que caiu em rebeldia e subiu o tom da insatisfação. Ainda assim, Roberto Cláudio usa e abusa, do Mate Leão com a palavra humildade.

Tem também voz de bombeiro no fogaréu do próprio milharal. Oficializado candidato, Roberto Cláudio, em seu discurso, usou com frequência a palavra ‘humildade’ para tentar neutralizar as críticas de aliados que classificaram a decisão do PDT de barrar a candidatura da reeleição de Izolda Cela como um gesto prepotente e arrogante. Tudo isso seria evitado, o clima de paz seria alargado se o povo antes de tocar fogo pra limpar o terreno para um novo plantio, fizesse o tradicional aceiro. Sem aceiro o fogo fica absoluto; não tem quem apague até comer o último pé de jurema preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário