Contato

Bom dia

 


Criação de moeda comum para a América do Sul está na pauta do encontro do presidente Lula com o argentino Alberto Fernández. Foto: Esteban Collazo/Presidência da Argentina
Encontro presidencial
Lula e Fernández defendem, em artigo, moeda sul-americana comum.
O presidente Lula começou ontem, domingo (22) a primeira viagem internacional de seu terceiro mandato ao aterrissar em Buenos Aires. Lá, terá uma reunião com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, com quem planeja debater a elaboração de projetos de parceria econômica entre os dois países. Um dos itens da pauta é a construção de uma moeda comum para países sul-americanos, pauta antes rechaçada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A pauta do diálogo entre Lula e Fernandez foi estabelecida em um artigo conjunto assinado pelos dois presidentes na véspera do encontro e publicada pelo jornal portenho Perfil. No documento (leia a íntegra, em português, mais abaixo), os dois se referem ao Brasil e à Argentina como “duas nações irmãs” e se comprometem a “quebrar as barreiras em nossas trocas”. Uma das medidas para isso é “avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário