Contato

Coluna do macário batista para o dia 23 de janeiro de 2023

 


Na contramão
Como mostramos, os prefeitos do Brasil, representados pela associação que reúne no País, a CNM,publicaramnota oficial contra o aumento dado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, aos professores como um todo. Camilo alterou em quase 15% o piso salarial dos mestres o que foi contestado imediatamente pelos chefes municipais, sugerindo que nenhuma prefeitura pague o que está na lei. O Ceará, porém, como berço da educação brasileira, encontrou apoio no decreto de Camilo e um prefeito, este da região metropolitana de Fortaleza, de Caucaia, Victor Valim, foi na contramão dos colegas. Nós mesmos, com outros companheiros de jornalismo, publicamos: "Vitor Valim anuncia reajuste de 14,9% no piso salarial dos professores de Caucaia-A modificação do piso foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), na última segunda-feira, 16. O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Sem Partido), anunciou hoje, quarta-feira, 18, que encaminhou para a Câmara Municipal, em regime de urgência, um PL que reajusta em 14,9% o piso dos professores do seu município.“Educação é a nossa prioridade. Continuamos com o nosso padrão de sempre pagar valores acima do piso nacional”, explicou em suas redes sociais. Valim é o primeiro gestor no Ceará a anunciar a aplicação do percentual. A modificação do piso foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), na última segunda-feira, 16. Seria exemplo de rebeldia à classe, ou exemplo de apoio e responsabilidade a uma categoria de fundamental importância na vida nacional?
A frase: "“Educação é a nossa prioridade. Continuamos com o nosso padrão de sempre pagar valores acima do piso nacional”. Victor Valim, prefeito de Caucaia acatando imediatamente o aumento dado aos professorado brasileiro pelo Ministro Camilo Santana,da Educação.
Academia de Letras (nota da foto)
Na tricentenária Icó, foi instalada a Academia Icoense de Letras (AIL). A presidência será exercida por Cláudio Pereira. Professor, cordelista, memorialista e coordenador de cultura. Cláudio é quem recebe as caravanas do mundo todo para apresentar o rico acervo arquitetônico da cidade cravada no Vale do Salgado do Ceará.
Secretaria
Hoje é um apêndice de uma secretaria qualquer. Só em fevereiro, quando a Assembleia voltar do recesso, será criada a Secretaria da Pesca. Os demais deputados, onde já havia secretaria funcionando, estão empossados.
Fortaleza nas cabeças
Quem não é chegado a uma grande folia de carnaval tem apostado em Fortaleza para o período. Do total, 43% de entrevistados no Brasil, querem vir pro Ceará. O Ceará, mais que Fortaleza, tem as praias ao leste e a oeste. E bote Canoa e Jeri no meio.
Destinos lá fora
Ainda sobre o carnaval, os lugares mais procurados por quem está com uma ponta, em dólar ou euro, escolhidos,segundo o pessoal que cuida de estatísticas pro exterior, são; Lisboa, Buenos Aires, Orlando e Miami. Nessa ordem.
Foi engraçado
No Vale do Jaguaribe houve um mundaréu de Câmara Municipais onde o nome certo era um, pra presidir a Casa, mas no meio do caminho sempre havia uma pedra. Pedras eleitas, por sinal. E teve casos quase engraçados.
Chiqueirados
Usam muito no interior, véspera da eleição de uma Câmara Municipal, prender os vereadores numa local, onde passam a noite e só saem em grupo para a sessão de votação e eleição. Só chiqueirados garantem uma eleição.
Nem tanto
Em Alto Santo, dos 11 vereadores seis, a maioria, foi hospedada na Casa do vereador Fabinho para eleger, no dia seguinte, presidente André Cabó. Tudo certo. Na hora da votação, quando abriram as urnas o eleito foi o dono da Casa,onde o grupo dormiu.Virada na noite.
Duas vagas
Ainda é 2023, mas os bastidores fervilham com os nomes a serem indicados para disputa de duas vagas pro senado da republica, no Ceará. Dão como certa a reeleição de Cid Gomes. É uma. A outra, estaria sendo acertado para Zé Guimarães,o que ele mais sonha na vida.
O cartão cantou
Nos sertões do Cariri o cartão corporativo da presidência da república cantou alto. NUma das idas de Bolsonaro por lá, ficaram R$25 mil reais num lugar chamado Caktus. Diz que foi "dicumê" para alimentar num spo dia, 200 assessores e e auxiliares de Bolsonaro.
O cartão cantou II
Já em Brejo Santo, as despesas ficaram em R$25.319,68, no super mercado Seleto. Perto de Brejo Santo o excelentíssimo senhor`presidente tomou uma coca, sem nenhuma brevidade ou sanduba, em Missão Velha. Pessoal maldoso desconfia de motociatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário