Bom dia

 

Deputados apontam combate à violência contra a mulher como prioridade

    Parlamentares apontam prioridades para a 31ª legislatura - Foto: Máximo Moura

    Novos deputados eleitos para a 31ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) destacaram, na manhã desta quarta-feira (01/02), durante sessão de posse, as expectativas e contribuições para o início dos trabalhos na Casa. A bancada feminina, por sua vez, reafirmou a necessidade de buscar pautas voltadas para as mulheres cearenses.

    A deputada Larissa Gaspar (PT) ressaltou o anseio de contribuir com o mandato do governador Elmano de Freitas no tocante à violência contra a mulher, política de geração de emprego e renda, além do incentivo à participação política feminina. “O mandato chega cheio de disposição também para combater a fome e a pobreza no Estado, fortalecer a cultura cearense, universalizar a educação em tempo integral, ampliar a educação infantil, buscar moradia digna para a população cearense, entre outros projetos, contribuindo com o Governo do Estado em prol dos cearenses”, disse. 

    A necessidade de trabalhar na prevenção da violência contra a mulher também foi ressaltada pela deputada Lia Gomes (PDT). “A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará (PEM) atua no atendimento e prevenção de casos de violência, e esperamos poder contribuir. A representação é para todos os cearenses, mas, em especial, vamos lutar para mudar a realidade de muitas mulheres”, afirmou.

    Já a deputada Jô Farias (PT) explicou que uma nova legislatura é vista como nova oportunidade para fortalecer pautas femininas e envolver todos os
    parlamentares na causa. “Trago para esta Casa o meu coração e experiência de mais de 30 anos de vida pública no município de Horizonte, com pautas prioritárias, como infância e adolescência, e para a mulher, buscando articulações para cumprir e até superar o que prometemos em campanha. Seremos nove mulheres e contamos que a bancada masculina também abrace as causas femininas”, sinalizou. 

    De acordo com o deputado Missias do MST (PT), existe a necessidade de trazer a classe trabalhadora para o Parlamento, além de dar voz às minorias cearenses. “Queremos um olhar diferente para tudo o que foi esquecido ou negado. Trabalhar junto com o governo, buscando sempre um olhar humano que traga o povo para perto do Parlamento cearense”, assinalou.

    O deputado De Assis Diniz (PT) também apontou que uma das pautas mais relevantes é pensar nos trabalhadores na hora das votações e no exercício de mandato. “Chego à Casa com a humildade de um primeiro mandato e com a maturidade de ter assumido pautas que já representaram categoria em diversas ocasiões, como na Central Única dos Trabalhadores. É necessário saber construir uma pauta social, ouvir o povo e não permitir que o Parlamento nos distancie da principal visão, que é verdadeiramente trabalhar para o povo do Ceará”, observou.

    A tradição da família Mota à frente do Estado e como pretende exercer mandato enquanto oposição ao Governo foram apontados pelo deputado Felipe Mota (União). “Nossa responsabilidade com o Ceará é ainda maior pela bagagem familiar que trago de quem já esteve à frente do Governo do Estado e o conhece profundamente", acrescentou. O parlamentar comentou que pretende trabalhar questões como a agricultura, saúde, desenvolvimento social, turismo e geração de emprego, ciente de compor a oposição e convergir de forma equilibrada e construtiva, com o governador Elmano, em prol do povo cearense. "Um governo inteligente dialoga para encontrar soluções para os problemas do Ceará, e sei que a base governista tem pessoas com esse perfil”, declarou.

    O deputado Carmelo Neto (PL) adiantou que seu mandato não será somente dentro da Assembleia Legislativa, mas percorrendo o Ceará para acompanhar de perto as demandas da população. “Vamos trabalhar muito nesta Casa pelos próximos quatro anos, trazendo nossa experiência como vereador. Estarei presente fiscalizando, fazendo críticas e cobranças necessárias para que a administração pública possa acertar mais. O trabalho da oposição é importante, e percorreremos todo o Estado para fazer jus à confiança depositada em nosso mandato”, afirmou.

    Os 46 deputados eleitos na Assembleia Legislativa foram empossados na manhã desta quarta-feira (01/02), durante sessão realizada no Plenário 13 de Maio. Dos 46 parlamentares, 22 iniciam o primeiro mandato e nove são deputadas mulheres. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário