Segurança pública

 

Márcio Gutiérrez é empossado como novo chefe da Polícia Civil do Ceará

“Eu quero ter a honra que, daqui a quatro anos, eu e Jade (Romero, vice-governadora) dizermos que recebemos a Polícia Civil avançando e nós entregamos uma nova Polícia Civil para o Ceará mais fortalecida, com mais pessoas, mais condições de trabalho para enfrentar as organizações criminosas e o crime em geral”. Com essas palavras, o governador Elmano de Freitas iniciou o seu discurso na solenidade de transmissão do cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), na manhã desta terça-feira (31), na sede do Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Fortaleza. A solenidade contou ainda com a presença da vice-governadora Jade Romero, da cúpula da Segurança Pública, de oficiais e outras autoridades.

Em seu primeiro discurso à da Polícia Civil, o novo delegado-geral falou da emoção de uma trajetória de serviços na PC-CE. “Compartilho com todos os presentes o orgulho e a honra de poder chefiar uma instituição tão importante como a Polícia Civil. Assumo hoje com o mesmo entusiasmo do início da minha carreira, o cargo de Delegado-Geral. Sei que a missão demanda sacrifício, esforço, dedicação e, acima de tudo, compromisso com a sociedade. Isso, não hesitarei em entregar”, disse Márcio Gutiérrez.

Reconhecendo exatamente o trabalho dos policiais civis e o esforço em seu dia a dia, Elmano de Freitas pontuou, em sua fala, que continuará investindo na valorização dos policiais civis e na busca constante de ampliação da Polícia Civil. “Vocês sabem que tem concursos em andamento, e que eu vou dar continuidade, mas o primeiro concurso deste governador será o da Polícia Civil. Nós sabemos o que era a Polícia Civil do Ceará, as dificuldades de atuação dos policiais. Eu sou advogado, eu sei o que era uma delegacia onde o delegado mais cuidava de presos do quê fazia inquéritos. Eu sei a dificuldade salarial que nós tínhamos e ainda temos, mas é diferente da situação que tínhamos anos atrás. Mas temos que ter a compreensão que o quê conquistamos até aqui, ainda temos muito a conquistar”, disse.

Ele ainda reforçou o compromisso com as Forças de Segurança do Ceará e falou sobre o aumento do efetivo da Polícia Civil. “Eu tenho a absoluta compreensão da necessidade de reposição do efetivo das forças de segurança do Ceará. Mas, no caso da Polícia Civil, é muito mais que repor o contingente. É necessário ampliar. É ter uma Polícia Civil muito maior. Os dados e as evidências nos apontam que esse caminho trará resultados muito mais significativos para a sociedade cearense”, pontuou o chefe do executivo estadual, sendo saudado pelos presentes que ouviam atentamente o discurso.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, reforçou a importância do fortalecimento da investigação policial e a integração entre as forças de segurança do Estado, com destaque para a atuação da PC-CE. “Tenho certeza de que o dr. Márcio fará uma grande gestão frente a Polícia Civil e continuará dedicando empenho para o fortalecimento da instituição”, disse o secretário.


Homenagens
O delegado-geral, em seu discurso ao público presente, homenageou os ex-chefes da PC-CE, em especial, Sérgio Pereira do Santos, de quem Márcio Gutiérrez se tornou sucessor. “Aproveito o momento para homenagear os Delegados-Gerais que me antecederam por todo o empenho e dedicação que tiveram na direção de nossa instituição, cada um à sua maneira e forma de administrar, em especial ao Dr. Sérgio Santos, com quem tive a honra de ombrear na execução de um grande e inovador projeto de fortalecimento institucional”, destacou.

O agora ex-delegado-geral, Sérgio Santos, reafirmou durante a solenidade o compromisso com a Segurança Pública e falou sobre o trabalho desenvolvido na função de chefe maior da PC-CE. “O novo sempre vem. Aqui, é esse processo de renovação que sempre devemos passar, tendo como foco o interesse público e a modernização da PC-CE para que possamos prestar sempre um serviço de qualidade para a população. Durante este período que estive à frente da PC-CE, conseguimos muitas conquistas e iniciamos a modernização da instituição. Sempre teremos novas missões e estou disposto a continuar desenvolvendo o melhor trabalho. Eu tenho muito orgulho de ser policial civil”, disse Sérgio Santos, que atuará como secretário-executivo da SSPDS.


Ainda durante o evento, a delegada Teresa Cruz, que será a primeira mulher a assumir a função de delegada-geral-adjunta da PC-CE, na história da instituição, foi parabenizada pelo chefe do Executivo Estadual. “Quero parabenizar a doutora Teresa, que é a primeira mulher a se tornar delegada-geral-adjunta da Polícia Civil. O cargo é mérito do trabalho que a senhora desenvolve e que continuará realizando”.

Elmano destacou ainda a entrega do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) — em fase de conclusão — para fortalecer o trabalho entre as instituições que compõem a segurança pública do Ceará.


Conheça o novo delegado-geral
O novo gestor da PC-CE é delegado desde 2009. Em sua carreira, atuou como delegado titular nas delegacias municipais de Itapipoca e Itapajé, no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e no 30° Distrito Policial. Chefiou a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, atual Delegacia de Combate à Corrupção. Em 2019, assumiu a função de Diretor-Adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Especializada e, em 2020, passou a ocupar a função de titular do referido departamento. Em março de 2021, foi nomeado como Delegado-Geral-Adjunto da PC-CE, onde estava até o início deste ano.

Márcio Gutiérrez é graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Ele é professor do curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da Unifor e também professor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Atuou, ainda, como professor da disciplina de Técnicas de Entrevista e Interrogatório pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).


Autoridades presentes
Compareceram à cerimônia, o comandante da PMCE, cel. Klênio Savyo; o secretário-executivo da SSPDS, Cel. Márcio Oliveira; o perito geral do Ceará, Júlio Torres; a defensora geral do Ceará, Elisabeth Chagas; procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro; o futuro comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Cláudio Barreto; o diretor da Academia Estadual da Segurança Pública, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula; o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, Nabupolasar Alves Feitosa; o controlador-geral da Disciplina, Rodrigo Bona; o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel Eduardo Holanda; o superintendente da Polícia Federal no Ceará, Rodrigo Carneiro; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Getúlio Rodney; o capitão de fragata Daniel Rocha; Anderson Valença, da Capitania dos Portos do Ceará; o comandante da 10ª Região Militar, general André Luiz Ribeiro Campos; o 1º tenente Simão Cândido Vale Goes, da Base Aérea de Fortaleza; o titular da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará, Roberto Bassan; o reitor da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque; a deputada estadual, Augusta Brito; e demais autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário