Anunciados homenageados com a Medalha da Abolição


Na edição de 2024, a principal comenda do Governo do Estado será concedida a cinco personalidades e uma instituição
O governador Elmano de Freitas (PT) divulgou nessa segunda-feira (25), Data Magna do Ceará, os nomes dos seis homenageados da edição de 2024 da Medalha da Abolição, a principal comenda do Governo do Estado.
A Medalha da Abolição tem esse nome exatamente por conta da Data Magna, em 25 de março de 1884, quando o jangadeiro Francisco José do Nascimento, também conhecido como Chico da Matilde ou ainda, Dragão do Mar, mobilizou colegas a se insurgir contra o transporte de escravizados para o sul do Brasil. A ação levou o Ceará a ser a primeira província brasileira a abolir o tráfico escravista no país.
“A outorga é um reconhecimento às relevantes contribuições prestadas ao nosso estado em diversas áreas, política, econômica, social, cultural e religiosa”, disse o governador, em anúncio pelas redes sociais.
Neste ano, conforme Elmano ressaltou, receberão a honraria cinco personalidades e uma instituição. São eles: o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana; o cineasta Luiz Carlos Barreto; o escritor e jornalista Lira Neto; o bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson Cruz; a empresária e presidente da Cerbras, Ana Lúcia Bastos Mota e a Congregação Franciscana de Canindé.
Conheça um pouco mais sobre os homenageados a seguir.
Camilo Santana
Engenheiro agrônomo de formação, o cearense natural do Crato ingressou na vida pública. Foi o deputado estadual mais votado do Ceará, em 2010; eleito governador do Ceará, em 2014, e reeleito em 2018, com a maior votação proporcional do país. Em 2022, repetiu o feito de popularidade, sendo eleito o senador da República mais votado da história do Ceará, e, proporcionalmente, o mais votado do Brasil. Com a sua gestão no Governo do Estado marcada pelos avanços na educação, hoje, ele é Ministro da Educação.
Luiz Carlos Barreto
O jornalista, fotógrafo, produtor e diretor de cinema, com origem em Sobral, aos 95 anos, tem uma bagagem de mais de 150 filmes. Todos eles, marcados por uma forte identidade cultural e social.
Lira Neto
Jornalista e escritor nascido em Fortaleza, venceu quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura e uma vez o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), sempre na categoria Biografia. Algumas das suas principais obras são Getúlio; Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão; Maysa: só numa multidão de amores e Uma história do Samba.
Dom Edmilson Cruz
Natural de Acaraú, o bispo emérito deu início a sua trajetória religiosa quando foi ordenado sacerdote em 1948, em Sobral. Foi Auxiliar de São Luís do Maranhão e em Fortaleza. Além disso, também exerceu o papel de Administrador Apostólico “Sede Plena” e Bispo de Limoeiro do Norte, no Ceará. Escreveu e publicou diversos livros. Tornou-se bispo emérito em 1998.
Ana Lúcia Bastos Mota
Geógrafa por formação, é uma presença feminina no meio empresarial. É presidente da Cerbras, uma das principais indústrias de porcelanato e cerâmica do país, com mais de 30 anos no mercado.
Congregação Franciscana de Canindé
Marca da religiosidade cearense e importante pilar do turismo religioso no Ceará, a comunidade franciscana de Canindé se dedica ao trabalho social, dando acolhimento aos romeiros e fieis, que tem como destino o centro de fé e devoção a São Francisco das Chagas, que fica na cidade.
Legenda: A honraria reconhece contribuições nas áreas política, econômica, social, cultural e religiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário