Contato

Rede quer lançar nome para Senado e discute com Psol candidatura ao governo


A Rede Sustentabilidade no Ceará tem como uma das metas para as eleições de 2026 lançar uma candidatura ao Senado Federal, com o nome de José Claudio, liderança do partido da Região do Cariri. Na semana passada, a direção estadual se encontrou com o deputado estadual Davi de Raimundão (MDB) na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em busca de articular apoio. A legenda também quer lançar para deputada federal a ex-vereadora de Fortaleza por dois mandatos Toinha Rocha (foto).
"Uma meta é a gente ter uma candidatura ao Senado. São duas vagas, a gente avalia que para uma vaga a gente tem que lançar um nome. A gente defende que a federação Psol-Rede também tenha uma candidatura própria ao Governo do Estado, para apresentar uma alternativa ao que está colocado. Outra meta é obter voto para (deputado) federal e bater a cláusula de barreira. E a gente quer que o Ceará trabalhe para contribuir com esse percentual", informou ao O Estado o porta-voz estadual da Rede (cargo equivalente ao de presidente do diretório estadual), Wesley Diógenes.
O partido busca, a nível nacional, atingir a cláusula de barreira, percentual mínimo de votos na eleição para deputado federal que garante a representação parlamentar das siglas, que será de 2,5% em 2026. A Rede faz parte atualmente de uma federação com o Psol, que existe desde 2022 e, em 2026, os partidos devem decidir se renovam ou não a união. O modelo de federação vem sendo uma saída para alguns partidos poderem alcançar a cláusula.
Segundo Diógenes, a tendência da Rede é manter a federação com o Psol, mas relatou haver convites nas tratativas nacionais de outras siglas como PSB, PDT e Cidadania relativas à formação de federação para o próximo pleito.
"Uma coisa certa é que nós vamos apoiar a reeleição do presidente Lula e a gente vai lançar candidaturas nos estados, para deputado estadual e deputado federal para que a gente possa eleger um mandato de deputado estadual e de deputado federal".
Sobre a candidatura ao Governo do Ceará, Diógenes contou que a Rede aguarda uma confirmação do Psol, que avalia a possibilidade. Uma das principais lideranças do Psol no estado, o deputado estadual Renato Roseno, é um dos defensores dessa iniciativa do partido. Em 2022, o Psol lançou Adelita Monteiro na eleição majoritária, mas depois retirou o nome dela da disputa para apoiar o agora governador Elmano de Freitas (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário