Contato

Luizianne parte para missão internacional de ajuda humanitária em Gaza

 


A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) vai integrar uma iniciativa internacional de assistência humanitária a Gaza, a Global Sumud Flotilla. A ex-prefeita de Fortaleza embarcou no fim de semana para a Sicília, na Itália, para participar da missão, que reúne ativistas, profissionais de saúde, juristas, jornalistas, artistas e parlamentares de mais de 40 países, em uma demonstração global de solidariedade ao povo palestino.
O movimento é articulado por uma ampla coalizão da sociedade civil mundial, mobilizando dezenas de embarcações com o objetivo de levar ajuda urgente a crianças e civis palestinos.
“Acho que agora é uma questão civilizatória, é a gente tentar poder colaborar para romper com o cerco cruel pelo qual está passando o povo palestino”, falou Luizianne, em vídeo divulgado nessa segunda-feira (1º) do momento em que ela embarcou para a missão, do Aeroporto Internacional de Brasília. “O principal objetivo dessa missão é abrir um corredor humanitário e fazer chegar medicamentos, alimentos, água potável em Gaza, em especial, para as crianças palestinas”, completou a parlamentar.
Também em defesa da causa palestina, Luizianne presidiu na quinta-feira (28) audiência pública na Câmara dos Deputados sobre medidas diplomáticas e comerciais do Brasil diante do conflito entre Israel e Hamas, buscando abrir caminho para ajuda humanitária aos palestinos.
A Guerra Israel-Hamas, iniciada após o ataque promovido pelo grupo terrorista em 7 de outubro de 2023, além de causar a morte de cerca de 70 mil palestinos e 100 mil feridos, gerou uma crise humanitária em Gaza, com destruição maciça de infraestrutura e habitações, deixando quase dois milhões de pessoas desalojadas de suas casas, com maior parte da população sem acesso à comida e água de boa qualidade.

Por Igor Magalhães do jornal OEstadoCe

Nenhum comentário:

Postar um comentário