Durante reunião no Palácio da Abolição com servidores da Cultura nessa quinta-feira (27), o governador Elmano de Freitas (PT) assinou um acordo garantindo a criação de um Plano de Cargos e Carreiras e Salários (PCCS), o primeiro do país.
O acordo fechado entre o Governo do Estado e os servidores atendeu às demandas apresentadas pela categoria. Entre os pontos previstos, estão o aumento de 33% no vencimento base para os ocupantes dos cargos de Analista de Gestão Cultural, novas referências, uma nova classe e gratificações específicas para detentores de função. Outro ponto assegurado foi o reajuste anual, a partir da implantação de uma lei, cujo projeto será elaborado com base nos resultados pactuados.
Segundo o governador, o Ceará é pioneiro no país na criação de uma carreira específica para servidores da Cultura, além de ser o primeiro estado a ter uma Secretaria dedicada à área da Cultura. “Somos a Secretaria da Cultura mais antiga do Brasil e agora a primeira a assegurar uma carreira específica para os servidores”, celebrou Elmano.
O ato contou também com a presença da secretária da Cultura do Estado, Luisa Cela (PT). Ela destacou que a conquista marca o início das celebrações dos 60 anos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), que serão celebrados em 2026. A pactuação para criar o PCCS dos servidores da Cultura do Ceará ocorreu após negociações entre Governo do Estado e representantes do Sindicato Mova-se e da Associação dos Servidores da Secretaria da Cultura (Assecult).
Nenhum comentário:
Postar um comentário