Entrevista especial


"No PT, cargos falam mais alto que projetos"

Por Tarcísio Colares - Do pessoal do blog no Aeroporto Pinto Martins

O PT é incoerente por apoiar a reeleição do governador Cid Gomes (PSB), pois este tocou em frente todos os projetos iniciados pelo PSDB. Quem afirma é o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, vice-presidente estadual do tucanato e presidente do Instituto Teotônio Vilela.
Conforme Matos, o PSDB não tem nada contra o PT, e sim contra o modo de governar do partido, que é baseado na oferta de cargos públicos. “O PT não tem critério para cargos, principalmente na área nacional”, critica. Segundo ele, a máquina petista federal está inchada, prejudicando a administração.
O parlamentar contesta declaração do vereador Acrísio Sena, que disse que o PSDB só vai apoiar Cid Gomes para não ser extinto no Ceará. “Declaração absurda desse tipo só podia ter vindo de um petista que não enxerga a realidade”.

[O Estado] Por que o PT não aceita o PSDB na mesma coligação para apoiar a reeleição do governador Cid Gomes?

[Raimundo Gomes de Matos] Esta resposta cabe ao próprio diretório do PT. Em todo caso eu vou responder: atualmente, o PT dá apoio a um projeto que não deixa de ser do PSDB. Cerca de 80% dos projetos hoje em andamento no Ceará foram planejados, iniciados e executados pelo PSDB.

[O.E.] O PT é incoerente ou gosta de ser contra o PSDB?

[R.G.M.] Por coerência, o PT deveria ser contra o governador Cid Gomes, que está tocando em frente esse alto percentual de obras que foram iniciadas pelo PSDB. Os cargos falam mais alto do que os projetos e, por isso, o PT prefere ficar ao lado do governador Cid Gomes, que, ao que se sabe, não tem nada contra o PSDB.

[O.E.] Quais são os projetos iniciados pelo PSDB que o PT apoia?

[R.G.M.] A transposição de água no Ceará foi iniciada pelo PSDB, através de Tasso Jereissati, Ciro Gomes, Tasso Jereissati novamente, Lúcio Alcântara e agora Cid Gomes. O Projeto São José também foi iniciado por Tasso Jereissati e pelos outros governadores tucanos. Nessa mesma situação temos muitos projetos. Um deles é o Seguro Safra.

[O.E.] O PSDB tem alguma coisa contra o PT?

[R.G.M.] Contra o PT o PSDB não tem nada, e sim contra o modo de administrar do PT. O PT não tem critérios para cargos, principalmente na área nacional. A máquina petista federal está totalmente inchada. A gastança no governo Lula é algo que preocupa. Grande parte desses gastos é com cargos para agradar amigos.

[O.E.] O modelo de gestão do PT é condenável?

[R.G.M.] Sem qualquer dúvida, porque [a gestão do PT] gasta mais com pessoal do que com material. No Ministério da Saúde e na Vigilância Sanitária o rateamento de cargos é algo que preocupa. Isso emperra a máquina, que não funciona a contento. O prejuízo maior é para a população, principalmente ao segmento mais pobre, que fica desassistido em setores como os de saúde e de educação.

[O.E.] Isso quer dizer que o PT não sabe governar?

[R.G.M.] Olhe para os municípios cearenses governados pelo PT para ver o caos administrativo. São perto de vinte municípios, mas destacamos apenas Juazeiro do Norte, que está um verdadeiro caos administrativo. Ali, nada está dando certo e, se é assim, não há dúvida de que é porque o administrador é um petista [nota: Manoel Santana é o atual prefeito de Juazeiro].

[O.E.] O vereador Acrísio Sena disse que o PSDB só vai apoiar a reeleição de Cid Gomes para não se acabar no Ceará. É isso mesmo?

[R.G.M.] Declaração absurda desse tipo só podia ter vindo de um petista que não enxerga a realidade. Acrísio não conhece a realidade política do Ceará e fala desse jeito para aparecer. Ele não conhece o prestígio e a força política que o PSDB tem no interior cearense, porque por onde passa é reconhecido e preferido.

[O.E.] Preferido é o partido ou o senador Tasso Jereissati?

[R.G.M.] Não há dúvida de que o senador Tasso Jereissati é muito querido em todo o interior cearense, mas como o PSDB é o partido dele, os dois são igualmente preferidos. O PSDB continua sendo um partido de muita credibilidade, não apenas no interior do Estado como também em Fortaleza.

[O.E.] Por que o PSDB, que é um partido grande no Ceará, não teve candidato próprio ao governo do Estado?

[R.G.M.] O debate que nós fizemos no ano passado, principalmente no interior, foi no sentido de que o partido tivesse candidatura própria ao governo do Estado. Só que o nome colocado para o cargo era sempre o do senador Tasso, que prefere continuar no Senado, onde vem fazendo um excelente trabalho.

[O.E.] Forte no PSDB só existe mesmo Tasso Jereissati?

[R.G.M.] O partido tem outros nomes, mas que preferiram não concorrer com o governador Cid Gomes. Se Tasso Jereissati tivesse optado pelo governo do Estado, seria uma eleição certa e talvez Cid Gomes nem concorresse porque considera muito o senador, a ponto de aceitar o prejuízo.

[O.E.] O PSDB leva o DEM e o PPS para o apoio à reeleição de Cid Gomes?

[R.G.M.] Isso vai caber ao PSB resolver, e não ao PSDB. O DEM vive dizendo que acompanha o PSDB e agora vamos ver se isso tem condição de acontecer. O PSDB já decidiu que apoia Cid Gomes e cabe ao DEM cumprir o que promete. O PPS tem se mostrado oposição nacional, mas no Ceará ninguém sabe ainda o que o partido quer.

[O.E.] José Serra tem condição de ganhar a eleição duelando com Dilma Rousseff, a candidata do presidente Lula?

[R.G.M.] É claro que tem. Quando a campanha começar e Serra mostrar seus projetos de governo, a preferência do eleitorado será em favor dele. Numa pesquisa do jornal “Folha de São Paulo”, os próprios eleitores da Dilma reconheceram que Serra é muito mais competente do que ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário